Relação entre velocidade crítica e imc em adolescentes de uma escola pública da rede estadual de lagarto-se

1728 palavras 7 páginas
RELAÇÃO ENTRE VELOCIDADE CRÍTICA E IMC EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE LAGARTO-SE

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar velocidade crítica e IMC em adolescentes de uma escola pública da rede estadual da cidade de Lagarto-SE, através da equação de TANAKA (1986), utilizando os testes de 40s e 5min. A amostra foi composta de 08 meninos, com faixa etária entre 15 e 16 anos. Os sujeitos foram avaliados através de uma série de testes, Para realização da pesquisa foram aferidas as medidas antropométricas (peso e altura), A partir daí foram calculados os índices de massa corporal (IMC), tendo como referência a tabela proposta por cole et al. com isso tornou-se possível determinar as características de cada grupo relacionando o seu índice de massa corporal ao seu desempenho na velocidade de corrida no limiar anaeróbico. Onde o grupo 1 obteve uma média de VC de 184,33 m/min, enquanto o grupo 2 obteve 153,64 m/min. Diante dos dados, conclui-se que houve uma significativa superioridade do grupo 1 com relação ao grupo 2, obtendo assim uma maior distância em m/min, nos testes de 40s e 5min.
PALAVRAS CHAVES: Velocidade Crítica; estatura, peso, índice de massa corporal.

INTRODUÇÃO
Na atualidade, existe uma grande preocupação e atenção quanto à prática de atividade física, sendo que a mesma deve ser prescrita de forma sistemática e orientada corretamente por um profissional. A atividade física exerce incontestavelmente o efeito mais profundo sobre o dispêndio de energia humana (MCARDLE, et al. 2003, p. 197).
Sobrepeso e obesidade são termos diferentes, mas estão relacionados entre si, pois o primeiro é caracterizado pelo excesso de peso corporal total, que pode acontecer em com a gordura, músculo, osso e água ou em todos. A obesidade é o aumento da quantidade de gordura em relação ao peso corporal, podendo trazer problemas para saúde (GUEDES, 2003).
“A atividade física atua como um fator coadjuvante, onde o exercício

Relacionados

  • a humanidade
    16968 palavras | 68 páginas
  • guia_vigilancia_saude_completo 2
    263715 palavras | 1055 páginas
  • Asasas
    79223 palavras | 317 páginas
  • O poder do pensamento matematic Jordan Ellenberg
    162470 palavras | 650 páginas