Relatório teste nescautena

1391 palavras 6 páginas
Ti - Microcamp Franca

Tecnologia da Informação
RELATÓRIO

Disciplina: Rede Wireless
Professor: Marcio Funes
Data da Experiência:
Experiência: Teste da Nescautena
Turma: Sábado 13h30min – 16h30min

FRANCA – SP
2º/SEMESTRE 2011

Ti - Microcamp Franca

1. TÍTULO: Teste da NESCAUTENA

2. OBJETIVO: Comprovar que a Nescautena é realmente capaz de captar sinais de rede wireless com melhor qualidade que uma antena comum.

3. RESUMO: Primeiramente foi feita a montagem da antena. Foi utilizada uma lata de
Nescau 2.0, 3 metros de cabo RGC 58 e um conector pigtail.
Foi feito o teste de sinal e de localização de redes utilizando o programa WirelessMon, com a antena original da placa Wireless e com a Nescautena.
Ficou comprovado que apesar da Nescautena localizar um numero maior de redes, o sinal das mesmas era de intensidade mais baixa. Deveria ter-se pensado em um comparativo entre antenas direcionais, pois a Nescautena é uma antena direcional.
4. INTRODUÇÃO1: A cobertura de RF em todo o prédio é o interesse principal das companhias que implantam redes wireless, e a antena desempenha um papel vital. Se a escolha de uma antena adequada for ignorada, o Access Point pode não alcançar sua máxima eficiência. Este pode ser um erro que custa muito tempo e dinheiro. Uma boa antena aumenta a cobertura de uma rede wireless, que reduz os custos ao aplicar menos Access Points.

Como Funciona uma Antena

Uma antena faz transmissão da energia do RF ao meio aéreo. Um transmissor dentro da placa de rede ou de um Access Point emite um sinal de RF à antena, q ue age como um radiador e propaga o sinal através do ar. A antena opera também no sentido inverso capturando sinais de RF do ar e fazendo -os disponíveis ao receptor.

São características de antena s comuns:

Frequência: Para rede wireless, você precisa usar uma antena ajustada para 2,4 GHz
(802.11b) ou 5 GHz (802.11a). Uma antena funcionará eficientemente somente se a frequência da antena e

Relacionados