Entrevista com empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SINERGIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





HISTÓRIA DE UM EMPREENDEDOR


. Franciele Diniz

Navegantes/SC
Setembro de 2010
. Franciele Diniz

HISTÓRIA DE UM EMPREENDEDOR

Trabalho apresentado ao Professor como requisito parcial para a obtenção de nota e crédito, para a disciplina de Projetos Empreendedores da Faculdade Sinergia, 6° período.

Prof. Martinho JacobRanghetti

Navegantes/SC
Setembro de 2010
HISTÓRIA DE UM EMPREENDEDOR

Nascido em 16 de novembro de 1984 na cidade de Itajaí em Santa Catarina, Lucas Vieira Martins, atualmente morador de Navegantes, é um exemplo típico de um empreendedor em ascensão. Casado com a Fabiana, estudante de pedagogia e professora infantil, há cinco anos, ele comporta se não todas, uma série de características queum empreendedor possui, segundo os estudos realizados a esse respeito.
Lucas conta que, o que despertou o interesse em criar o próprio negócio, foi sobre tudo, o baixo salário que recebia. Tendo por inspiração a mãe, que atualmente é proprietária de um açougue em Itajaí. Considerando que atualmente a população não tem tempo nem para ir às compras e a escassez de água na região em que mora,identificou a oportunidade que precisava para definir o ramo de seu negócio.
Foi quando realizou um acordo na empresa portuária de containers, onde trabalhava de operador de empilhadeira, há quatro anos e uniu o dinheiro desse acordo com suas economias para realizar o sonho do próprio negócio.
Herdeiro de uma empreendedora recebeu muitos conselhos o que facilitou certamente a inserção no mercado eos contatos com fornecedores.
A princípio alugou uma sala comercial e abriu uma mercearia com o serviço de entrega de água e gás. Como já possuía uma motocicleta não houve a necessidade de investir muito além de alguns galões de água de 20 litros e botijões de gás. Para fazer os atendimentos sua esposa deixou de dar aulas e apesar de receosa, associou-se a essa empreitada inicial.
Enfim dia30 de outubro de 2009, as portas do, “Ondas do Gravatá” foram abertas. Lucas conta que, de forma inesquecível, a primeira cliente foi uma senhora que passava pela calçada simplesmente olhando, de forma curiosa, mas sem intenção de entrar. Fabiana lhe cumprimentou e a convidou para entrar e conhecer o estabelecimento sem nenhum compromisso. Após receber o cartão com o número do telefone a senhorafoi embora sem comprar nada. Surpreendentemente ao chegar a sua casa ela telefonou e pediu uma água. Até hoje, não se sabe por que ela não pediu pessoalmente. De qualquer, forma serviu para iniciar o tele serviço e as entregas.
Durante a temporada, houve uma explosão de vendas, chegando ao ponto de faltar água para vender, no entanto os artigos da mercearia continuavam nas prateleiras, quaseinalterados. Com sua visão de negócios apurada, Lucas percebeu a força que seu negócio havia conquistado em poucos meses, o que lhe dava confiança para deixar de pagar o aluguel da sala comercial e transferir o comércio para sua própria casa.
Aos poucos foi eliminando a mercearia e assumiu a identidade de tele entregas como única atividade. O “Lucas Gás e Água” surgiu. Ofertando maior comodidade aosclientes e agilidade nas entregas, é atualmente um dos principais distribuidores de água e gás da região. Com 200 galões de água, Lucas acredita que na próxima temporada haverá a necessidade de duplicar essa quantidade e aposta em novas formas de divulgação para manter a margem de crescimento que vem obtendo ao decorrer do tempo. Atualmente os moradores fazem a base de clientes e os turistas sãoconquistados aos poucos e mantidos a cada temporada.
A vontade de crescer é o que motiva o casal a trabalhar cada vez mais. A maior força deste empreendimento é a união familiar que isso proporcionou. Antes, como muitas famílias, raramente havia a possibilidade de se encontrarem durante o dia e era quase impossível realizar alguma refeição juntos. Atualmente, isso não é problema. Além disso,...
tracking img