Relatório - coloides e prop. coligativas

2814 palavras 12 páginas
Relatório da 3ª aula prática de Físico-Química II
“Coloides e Propriedades Coligativas”

Professora: Cinthia
Grupo:
Lucas Benata _________________________________________________________
Matheus Silva _________________________________________________________
Paulo Henrique _________________________________________________________
Thiago Siqueira _________________________________________________________
Thayane Anjos _________________________________________________________

Turma: QIM 241

Data de realização da aula pratica: 05/03/2013
Data da entrega do relatorio: 19/03/2013
Introdução Teórica:

No âmbito químico, existem dois tipos de misturas, a homogênea, quando substâncias que, ao serem inseridas num mesmo sistema entram em equilíbrio formando um único estado de agregação; e a heterogênea, quando a inserção de algumas substâncias num mesmo meio formam duas ou mais fases visíveis. Entretanto, existem substâncias em que o meio fica visivelmente homogêneo, mas heterogêneo em relação às partículas que o compõe (impossível de se detectar mesmo com o uso de um microscópio), a estas chamamos de soluções coloidais.
Para se entender melhor o que é uma solução coloidal, é necessário ter em mente que, uma dispersão (mistura) é classificada de acordo com o tamanho das partículas dispersas no meio, e dependendo deste tamanho, pode ser considerada ou não como uma solução coloidal. Para tal, a partícula precisa ter em média entre 1 a 100 nm, mais do que isso é chamado de suspensão, contendo partículas visíveis a olhos humanos, e menos é chamado de solução verdadeira.
Um meio coloidal remete ao fato de que há uma substância em menor quantidade contida em outra de maior quantidade, sendo respectivamente chamados de disperso e dispersante. Apesar do disperso e o dispersante possuírem tamanhos suficientes para formarem um sistema homogêneo a olho nu, as partículas são tão grandes a ponto de serem capazes de colidir e desviar a luz, podendo

Relacionados

  • Administração de materiais
    28719 palavras | 115 páginas