Volta do ipi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Volta do IPI ajudou a puxar produção industrial para baixo, diz IBGE
Produção de carros e móveis teve queda significativa em fevereiro.
Atividade fabril no país recuou 2,5% em comparação a janeiro.Lilian Quaino
Do G1, no Rio

Tweet

Com um recuo de 2,5% em fevereiro, que anulou os bons resultados de janeiro, um crescimento de 2,6%, a produção industrial do país foi afetada pelo maudesempenho dos bens de consumo, principalmente os duráveis, que registraram queda de 6,8% na mesma comparação, o pior resultado desde setembro de 2011, quando recuou 8,2%.
A volta do Imposto sobreProdutos Industrializados sobre os carros é um dos componentes que impactaram negativamente o segmento, explicou André Macedo, gerente da Coordenação da Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística ( IBGE ), que divulgou nesta terça-feira (2) os números da indústria em fevereiro.
"Os bens de consumo duráveis sofreram pressões negativas com a produção em queda dos automóveis devido aparalisações nas fábricas por férias coletivas ou para a modernização do parque industrial, que podem ser reflexos do IPI voltando a um patamar maior", explicou o gerente.
A produção dos carros caiu9,1% em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi a mais intensa desde janeiro de 2012, quando marcou -29,3%. No fim de 2012, carros populares estavam isentos de IPI, que em janeiro passou a ser de 2%,percentual que deverá permanecer até o fim do ano, segundo decisão recente do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
saiba mais
IPI menor para carros será prorrogado até o fim do ano
Segundo André, aprodução de móveis e eletrodomésticos também foi prejudicada pela volta do IPI. A indústria moveleira teve recuo de 9,9% em fevereiro, ante janeiro. Os celulares também pesaram no índice negativo dosbens de consumo duráveis mantendo uma tendência de queda na produção que vem sendo registrada há meses.
Os bens de consumo semi e não duráveis também mostraram queda de dinamismo, com recuo de 2,1%...
tracking img