Relatório biocel-bioquimica laboratório

1177 palavras 5 páginas
Objetivos
Observar macroscopicamente como ocorre a osmose em célula vegetal, utilizando batatas (pequenas) cozidas e cruas, com a adição de sal de cozinha (NaCl); observar microscopicamente como se dá esse mesmo processo, mas agora em células vegetais da planta Tradescantai sp, com a adição de soluções de diferentes concentrações de cloreto de sódio (solução A, solução B e solução C). Depois com a utilização de células animais, sangue humano (aluno-Victor), observar também o procedimento de osmose com a adição de solução A, solução B e solução C.
Observação in vivo de movimento celular (cílios e flagelos), com a utilização de espermatozoides caninos e paramecium sp (protozoário ciliado).
Identificar o efeito da acetona sobre a permeabilidade da membrana da beterraba, foram utilizadas diferentes soluções com concentrações diferentes de acetona em cada uma delas
Introdução
Experimento 1, 2 e 3
O Processo estudado na aula foi o de osmose (difusão simples), esse processo caracteriza-se pela passagem do solvente (água) através de uma membrana semipermeável, em células vivas. Quando a passagem do solvente é para o interior da célula, diz-se que a solução é hipotônica em relação ao meio; quando a passagem é para o exterior da célula, a solução caracteriza-se como hipertônica, e quando não há passagem de água em nenhum dos sentidos, há equilíbrio, a solução é chamada de isotônica.
Experimento 4 e 5
Foram observadas as semelhanças e diferenças dos movimentos celulares feitos por cílios e flagelos. Estes possuem a mesma estrutura, pois ambos são feitos de microtúbulos (tubos ocos compostos de tubulina), ambos possuem dineína, uma proteína motora responsável pelo deslizamento dos microtúbulos. Os flagelos diferem dos cílios por serem longos e movimentarem-se por ondulações (chicote); já os cílios, são curtos e com movimentos rígidos como remos.
Experimento 6
Foi estudado o efeito da acetona sobre a permeabilidade da membrana da beterraba (célula vegetal). A acetona

Relacionados

  • ATIVIDADES PRATICAS BIOLOGIA 2015 1 Opkmz4yghdgtjf131012015
    1297 palavras | 6 páginas