Foto voltaica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Toda a energia utilizável na terra tem ou já teve sua origem no espaço, mais precisamente no sol, desta forma é possível garantir que todas as formas de energia disponíveis na terra são de origem solar, exceto a energia oriunda por meio de processos que envolvam a alteração de núcleos atômicos, ou seja, a energia de origem nuclear. Os combustíveis fósseis constituem-se em reservas deenergia solar armazenada sob a forma de reações químicas que são constituídas de longas cadeias denominadas de hidrocarbonetos.  As formações de correntes atmosféricas, em função dos movimentos de rotação da terra, só são possíveis porque a energia solar incidente sobre a terra é suficiente para manter a atmosfera em estado gasoso. 
Os raios solares que chegam até nosso planetarepresentam uma quantidade fantástica de energia (levando em conta apenas os continentes e as ilhas), além de ser uma fonte energética não poluente e renovável. O problema consiste em descobrir como aproveitar essa energia de forma econômica e como armazená-la.
A energia solar fotovoltaico é uma forma de gerar energia elétrica através da conversão da radiação solar. É uma forma de energia limpa,renovável e amiga do ambiente. Por ser uma fonte de energia renovável e natural, tem diversas aplicações e inerente às suas aplicações existem também vantagens e desvantagens de optar pela energia solar fotovoltaica.










1. Definição
Energia fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. A geração de energia elétrica tendo o sol comofonte pode ser obtida de forma direta ou indireta.
A tecnologia fotovoltaica (FV) converte diretamente os raios solares em eletricidade e o constante avanço desta tecnologia está proporcionando o aumento da capacidade de fornecimento de energia solar, permitindo que a energia solar seja uma opção viável com soluções de baixo custo e manutenção mínima.
O sistema solar fotovoltaico é compostode uma placa solar (também chamada de módulo solar), um controlador de carga para baterias, um inversor e baterias.

2. Princípio de Funcionamento
A energia fotovoltaica é fornecida de painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixaradiação e durante a noite.
A conversão direta de energia solar em energia elétrica é realizada nas células solares através do efeito fotovoltaico, que consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o sol carrega) incidem sobre átomos (no caso átomos de silício), provocando a emissão de elétrons, gerandocorrente elétrica. Este processo não depende da quantidade de calor, pelo contrário, o rendimento da célula solar cai quando sua temperatura aumenta.
A luz do Sol ao incidir numa célula fotovoltaica, que é feita de 2 materiais semi-condutores (materiais que só deixam passar a eletricidade num sentido), liberta elétrons no seu interior que se deslocam para uma das superfícies tratadasficando as duas superfícies da célula com uma carga elétrica distinta (como numa pilha), e pode-se assim obter uma corrente elétrica. Com este processo pode converter-se até 23% da energia solar incidente em eletricidade. As células fotovoltaicas são agrupadas em módulos constituindo o painel solar. Para se puder usar a energia elétrica em horas em que já não há Sol, é apenas necessário armazenar embaterias, a energia elétrica produzida pelo painel.











3. Vantagens
➢ O Sol é uma fonte de energia e calor inesgotável, logo a maioria da luz solar que chega a Terra pode ser convertida pelas centrais de energia solar fotovoltaico para produzir energia, sendo assim uma fonte de energia renovável e alternativa.
➢ É uma fonte de energia livre, limpa, sem fontes de...
tracking img