Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como escrever um relatório

Escola Superior de Tecnologia Universidade do Algarve

Objectivo
Apresentar regras orientadoras para a elaboração dum relatório.

Não é uma abordagem exaustiva, mas antes uma visão geral sobre os aspectos fundamentais.

Como escrever o relatório

Sumário
1. 2. 3. 4. 5. Função e importância do relatório de projecto Elementos constituintes do relatórioEstilos de redacção e estilos gráficos Funcionalidades úteis dos processadores de texto Recomendações

Como escrever o relatório

Função do relatório
O relatório dum projecto é um documento técnico que descreve um problema e as actividades realizadas para o resolver. Em termos gerais o relatório deve: • Formular o problema estudado; • Descrever os métodos utilizados na sua resolução; • Descreveas possíveis opções; • Descrever e justificar as opções escolhidas; • Apresentar os resultados obtidos; • Apresentar as conclusões que podem ser inferidas desses resultados.

Como escrever o relatório

Importância do relatório
Faz parte da avaliação Documentação do projecto, contribuição para a criação de conhecimento, apoio a trabalho futuro, … Primeira publicação do aluno, parte do seuportfolio, …

Como escrever o relatório

Normas e regras
A elaboração de um relatório deve seguir regras normalizadas para que se possa garantir uma convergência de critérios que orientem os procedimentos, quer dos alunos que o realizam, quer dos docentes que os devem orientar e avaliar. As regras orientadoras apresentadas seguem as Normas Portuguesas que se aplicam à formatação de documentostécnicos (IPQ 1968a; IPQ 1968b; IPQ 1969; IPQ 1986a; IPQ 1986b; IPQ 1989a; IPQ 1989b; IPQ 1993a; IPQ 1993b; IPQ 1994; IPQ 1995; IPQ 1998).

Como escrever o relatório

Estrutura geral de um relatório
Secções
Capa Página de rosto Dedicatória (se existir) Resumo Agradecimentos (se existir) Índice Outros índices e listas (se existirem) Introdução Outros capítulos Conclusão Referências Anexos405-1, 405-2 113 Elementos pós-textuais Corpo do relatório 739 739 418 Elementos pré-textuais

NP
738 738

Localização

Como escrever o relatório

Capa e página de rosto
Capa – identifica o título do relatório, o autor, a escola e a data de conclusão. Página de rosto – contem os dados da Capa e outros dados complementares tais como a identificação dos orientadores, período de realização doprojecto, fim a que se destina o relatório, etc.

Como escrever o relatório

Exemplo duma capa e página de rosto
Título Título Autor Figura Autor
Relatório submetido como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado em Engenharia Informática. Identificação dos orientadores

Instituição Instituição

Data

Data
Como escrever o relatório

Dedicatória (se existir)
Estasecção apresenta a dedicatória à família, pai, mãe, namorada/o, ou alguma outra pessoa ou organização a quem o autor deseje dedicar o trabalho. Normalmente não existe qualquer título e o texto é alinhado à direita.

Como escrever o relatório

Resumo e Palavras-chave
Resumo – deve ocupar uma página no máximo, incluindo palavraschave se existirem, e deve permita ao leitor ficar com uma ideia precisae completa do trabalho efectuado e das principais conclusões. Palavras-chave – secção opcional (na mesma página do resumo), com no máximo 6 palavras-chave que estejam directamente relacionadas com o tema do trabalho. A ordem pela qual se escrevem deve ser decrescente relativamente à importância directa com o tema do trabalho. Os títulos Resumo e Palavras-chave não devem ser numerados.

Comoescrever o relatório

Resumo e Palavras-chave
Abstract - resumo em inglês. Keywords - palavras-chave em inglês.

Como escrever o relatório

Agradecimentos (se existir)
Secção onde se agradece às pessoas e entidades que de alguma forma contribuíram para a realização do trabalho: família, professores, namorado/a, pessoas com quem discutiu ideias, pessoas que forneceram código ou ajudaram...
tracking img