Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FÍSICA E QUÍMICA A AL 1.1 – Amoníaco e compostos de amónio em materiais de uso comum A presença de amoníaco e de compostos de amónio é comum em produtos de limpeza e em adubos, sendo a identificação desses compostos feita através da adição de uma base forte, a qual vai favorecer a formação de amoníaco, passível de identificar através de testes laboratoriais. Objeto de ensino  Identificaçãolaboratorial da presença de amoníaco e de compostos de amónio. Objetivos de aprendizagem  Reconhecer o laboratório como um local de trabalho onde a segurança é fundamental na manipulação de material e de equipamentos.  Adotar atitudes e comportamentos de segurança adequados à manipulação de produtos amoniacais comerciais.  Identificar compostos de amónio e amoníaco usando testes químicosespecíficos.  Inferir a presença de compostos de amónio em materiais de uso diário (adubos e produtos de limpeza domésticos). Problema Pretende-se dar resposta às seguintes questões:  Existirá mesmo azoto amoniacal em todos os «produtos amoniacais»?  Haverá produtos com azoto amoniacal sem que tal seja mencionado no rótulo? Tarefa 1. Pesquisar informação relativa à composição e à segurança na manipulaçãode alguns produtos contendo amoníaco e compostos de amónio (tais como adubos e produtos de limpeza amoniacais), por análise das especificações contidas nos rótulos das embalagens respetivas. 2. Planificar e realizar alguns testes laboratoriais, com vista à identificação do amoníaco e de compostos de amónio. 3. Interpretar a identificação de compostos de amónio por recurso à formação de amoníaco,através das equações químicas correspondentes. Informações 1. Produtos comerciais que contêm amoníaco ou compostos de amónio, quando aquecidos, moderadamente, após adição de uma solução de base forte (NaHO), libertam amoníaco gasoso. 2. Este gás pode ser identificado por várias reações: 2.1. Formam-se fumos brancos de cloreto de amónio (sólido), ao aproximar da boca do tubo onde se está a libertaramoníaco uma vareta humedecida em HCl concentrado (teste A). 2.2. Azula o papel vermelho de tornesol humedecido (teste B). 2.3. Forma-se um sólido amarelo-acastanhado quando o gás amoníaco ou o ião amónio estão em presença de reagente de Nessler (em tubo de ensaio ou em papel de filtro, que se aproxima da boca do tubo, onde se está a libertar amoníaco) (teste C). 3. A uma solução aquosa de sulfatode cobre II diluída adiciona-se gota a gota a solução da amostra. No caso de haver amoníaco, aparecerá, de início, uma mistura contendo um precipitado azul-claro, Cu(HO)2 , e, continuando a adicionar a solução em análise, a mistura adquire uma cor azul intensa, devido à formação de [Cu(NH3)4]2+(aq) (teste D).

Prof. Sónia Sampaio

Página 1 |

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE AIRÃES FÍSICA EQUÍMICA A Introdução O amoníaco (NH3) é um gás incolor, irritante, inflamável, tóxico, de odor característico e muito solúvel em água. A síntese industrial do amoníaco é feita pelo processo de Haber-Bosch, descoberto devido à necessidade de disponibilizar uma maior quantidade de alimentos com o aumento da população mundial, visto que o amoníaco possuía azoto na sua constituição, elemento essencial aodesenvolvimento das plantas. O amoníaco é principalmente usado na síntese de fertilizantes e de catalisadores, na produção de ácido nítrico e como refrigerante. A presença de amoníaco/compostos de amónio é comum em produtos de limpeza e em adubos e pode fazer-se a sua identificação através de determinados testes laboratoriais.

Materiais de uso comum com amoníaco/compostos de amónio

DiagramaO diagrama seguinte apresenta uma possível organização da atividade laboratorial.

Testes laboratoriais Teste A – Serve para identificar a presença do amoníaco ou, indirectamente, do ião amónio, já que este na presença de bases fortes origina amoníaco:

Neste teste, produz-se cloreto de amónio (sólido) a partir do amoníaco e do cloreto de hidrogénio.

NH 3 ( g )  HCl( g )  NH 4 Cl (s)...
tracking img