Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este Relatório integra uma descrição e reflexão das experiências proporcionadas pelo Estágio no Programa de Saúde da Família (PSF) no Bairro Alto do Conselheiro em Uauá – Bahia, salientando osresultados pedagógicos adquiridos a partir das atividades desenvolvidas e das aptidões exploradas. Deste modo, constitui uma fonte de informação para o docente das possibilidades de aprendizagem durante aprática deste estágio.
O estágio incluiu a participação na recepção aos usuários no PSF a nível de Atenção Básica de Saúde. Observação e a aprendizagem de procedimentos nas salas de Enfermagem, nasala de Vacinação, na Farmácia e acompanhamento de visitas domiciliárias.
Como conclusão, realçamos o contacto enriquecedor com o PSF e seu conteúdo curricular, com ênfase nos cuidados primários, istoé, imediatos ou essenciais na prevenção da doença e na promoção da saúde. Os objetivos foram globalmente cumpridos desde a aprendizagem das aptidões clínicas, nomeadamente as de comunicaçãointerpessoal, à possibilidade de desenvolver o grau de independência e responsabilidade no contacto com os pacientes.
O Estágio refletiu um contexto apropriado para a aquisição dos princípios da prevenção, dorastreio, do diagnóstico precoce, da doença e da promoção da Saúde. Por outro lado, deu a conhecer os aspectos comunitários da pediatria, da saúde mental, da obstetrícia, da saúde da mulher, daenfermagem psico-social e dos cuidados aos idosos.
Destacamos a atitude pedagógica dos profissionais a sua disponibilidade, bem como a noção de que há exemplos de boas redes de Saúde nos PSFs.
Como podemosobservar no PSF do Alto do Conselheiro, os problemas clínicos mais freqüentemente encontrados na população adulta e idosa, dizem respeito à Hipertensão e a Diabetes Mellitus.
Em relação à ConsultaAberta, o centro revela um predomínio de atendimento do sistema respiratório, sobretudo na faixa etária dos 0-7 anos, sendo esta consulta mais solicitada pelas mães moradores desta localidade....
tracking img