Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO

O atual grupo denomina-se “GRUPO DA PAZ”, do qual fazem parte os acadêmicos: ALIETE RAMOS ALBUQUERQUE portadora do LOGIN: 257487 - residente em MACHADOS – PE, ELISSANDRO DE SOUZA RUFINO GOMES portador do LOGIN: 231984 - residente em LIMOEIRO – PE, JOSEFA LUCENA DE ANDRADE GOMES portadora do LOGIN: 224479 - residente em MACHADOS – PE, LINDINEZ CORREIA DE MELO portadora doLOGIN: 258514 – residente em LIMOEIRO – PE e MARIA DA PAZ SILVA portadora do LOGIN: 237996 – residente em MACHADOS – PE.
Os respectivos acadêmicos irão apresentar um Relatório de Estágio nos Espaços Não-Escolares bem como anexarão ao relatório o projeto de intervenção o qual foi elaborado a partir da participação ativa dos acadêmicos citados. O trabalho terá como título: Relatório de Estágio nosEspaços Não-Escolares.

INTRODUÇÃO

Este referido trabalho é uma composição de atuações e reflexões desenvolvidas no Estágio Supervisionado em Movimentos Populares, para a contribuição da construção do conhecimento de um trabalho de análise e intervenção. Evidenciando em atividades práticas e reflexivas no compor de ações interventivas no aprimoramento da prática educativa e pedagógica noHospital Edson Álvares (HEA) enquanto campo de estágio.
Sabemos que a Pedagogia é um campo de atuação da educação que lida com o processo de construção do conhecimento, e que o profissional dessa área é o mais apto a mediar e nortear a educação, que por sua vez é guiada pela fixação de regras que só se colocam por conta da existência de objetivos educacionais. Por outro lado sabemos que oambiente hospitalar, é um centro de referência e tratamento de saúde, que acaba por gerar um ambiente muitas vezes de dor, sofrimento e morte, causando uma forma de ruptura dessas crianças e adolescentes com os laços que mantém com seu cotidiano e produção da existência da construção de sua própria aprendizagem. Mediante a problemática de saúde que requeriam hospitalização, independente do tempode internação, através das políticas públicas e estudos acadêmicos, surge à necessidade da implantação da Pedagogia Hospitalar. O atendimento pedagógico em ambiente hospitalar é reconhecido pela legislação brasileira como direito da continuidade de escolarização aquelas crianças e adolescentes que se encontrem hospitalizados.
Por fim, este devido trabalho buscou expor as experiênciasvivenciadas no campo de estágio, bem como, reforçar a dimensão da práxis educativa no fazer profissional do pedagogo em seu exercício profissional em espaços não-escolares.
Partimos deste pressuposto, para abranger a nossa compreensão acerca destes espaços não formais que atende grupos de necessidades afins. Neste caso, ratificamos a nossa consideração no espaço escolhido, um ambiente hospitalarpor entendermos ser possível tornar efetivas as ações pedagógicas no contexto na atuação dos envolvidos direta e indiretamente no processo de sua organização.
O que subtende um local de formação se estabelece, no entanto um espaço pedagógico e educativo. Assim, os desafios de uma educação contemporânea é o seu comprometimento com a qualidade de ensino. A necessidade de refletir a inserção dopedagogo nesse contexto, informar/formar sua ação, possui caráter prioritário em uma sociedade em constante mudança. Com isso, deseja-se um profissional capaz de pensar, planejar e executar o seu trabalho e não apenas um sujeito habilidoso para executar o que os outros não concedem.

RELATÓRIO

Portanto, o profissional que atua na pedagogia hospitalar, tem formação de educador e que por meiode diversas atividades pedagógicas, acompanha e intervêm no processo de aprendizagem do educando, além de fornecer subsídios para a compreensão do processo de elaboração da doença e da morte, explicar procedimentos médicos e auxiliar a criança e o adolescente na adaptação hospitalar, dando oportunidade para que os mesmos possam exercer seus direitos de cidadãos.
A pedagogia hospitalar oferece...
tracking img