Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O estágio é uma experiência de prática que nos dá orientação no sentido de repensar o fazer pedagógico, possibilidades de conviver com profissionais experientes em visão concreta do cotidiano da escola.

Repensar a prática pedagógica no momento atual da educação brasileira significa considerar as novas respostas da escola frente à realidade sócio-cultural do país. O sistemaescolar tem sido desafiado cada vez mais a assumir a função de espaço criador de condições que possibilitem a socialização e produção do saber entre educadores e educandos através de experiências pedagógicas que os considerem como sujeitos sociais e culturais de contextos determinados.

O presente estágio teve como objetivo observar as atividades desenvolvidas nas áreas de Educação Infantil e AnosIniciais, para depois aplicá-lo no estágio de regência nas turmas que foram feitas as observações. A fim de aprimorar, em caráter experimental, as diferentes realidades educacionais.

No presente relatório estão registrados todos os passos vividos nas ações de estágio curricular do curso de magistério assim apresentados.

1.0 CONHECIMENTOS DA ESCOLA

DADOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Nome daEscola: Escola Educação Básica Henrique Júlio Berger
Endereço: Rua Marcos Gonçalves Cordeiro, 40, Berger, CEP 89500-000
Telefone/ fax/ e-mail: (49) 35672546, escolaberger@cacador.gov.br
Localização: a EMEB. Henrique Júlio Berger, está localizada na zona urbana, no alto do Bairro Berger.
Data da Criação da Escola: 12 de agosto de 1967
Autorização de Funcionamento Deliberação do ConselhoMunicipal de Educação:
Turno de Funcionamento: matutino, vespertino.
Nível de Ensino Ofertado Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A equipe administrativa contém dois secretários escolares, três orientadores, uma supervisora, uma administradora e duas diretoras. A equipe docente é formada por cinco professores sendo uma de Educação Física. A estrutura física dainstituição atende 914 crianças, há 39 turmas e contém 23 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 sala de vídeo, 1 ginásio,1 quadra descoberta,contem pátio, 1 parquinho infantil e uma horta.

A Escola Municipal de Educação Básica Henrique Júlio Berger tem como objetivo proporcionar ao aluno condições para que, como cidadão, participe efetivamente da construção de seu processo histórico, com vistasa uma sociedade mais humanizada, ética e consciente de sua cidadania.

PRINCÍPIOS NORTEADORES
EPISTEMOLÓGICOS

A educação deve ser considerada como processo para desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para a aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político, cultural e social. É o elemento deintegração e conquista do sentimento e da consciência da cidadania.

A educação deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência critica que lhe amplie a visão de mundo. Esta visão de mundo deverá dar-lhe condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais e dos homens com a natureza. Deve ser contextualizada, propiciando ao aluno a apropriação doconhecimento elaborado, tendo como referencia a sua própria realidade.

Podemos conceber a Educação, a partir da análise de um pequeno texto de Benjamin Franklin, que diz:

Por ocasião do tratado de Lancaster, na Pensilvânia (EUA), no ano de 1744, entre o Governo da Virginia e as seis nações indígenas, os representantes da Virginia informaram aos índios que em Williamburg havia um colégio dotado defundos para a educação de jovens índios e que, se os chefes das seis nações quisessem enviar meia dúzia de meninos o governo se responsabilizaria para que eles fossem bem tratado e aprendessem todos os conhecimentos do homem branco.

A essa oferta, o representante dos índios respondeu: “apreciamos enormemente o tipo de educação que é dada nestes colégios e nos damos conta de que o cuidado...
tracking img