Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Preparação e Padronização de Solução de NaOH a 0,1 mol/L e Determinação de Teor de Acidez em Vinagre

(Prática III)




1 - Introdução
O preparo e a padronização de soluções são procedimentos de extrema importância para que haja um bom processo de uma análise quantitativa, uma vez que as soluções são preparadas a partir da pesagem do soluto e a sua dissolução no solvente,podendo-se assim, obter a sua concentração. Essas são as chamadas “solução padrão”.
Um reagente considerado adequado para o preparo de uma solução padrão deve estar de acordo com as seguintes exigências:
• deve ser de fácil obtenção, de fácil purificação, secagem e a sua preservação em estado puro;
• deve ser inalterável no ar durante a pesagem;
• a substância deve poder ser testada para impurezaspor ensaios qualitativos e por outros testes de sensibilidade conhecida;
• o padrão deve ter massa molecular relativamente elevada, para que os possíveis erros de pesagem possam ser ignorados;
• a substância deve ser solubilizada com facilidade nas condições de testes;
• a reação com a solução padrão deve ser estequiométrica e praticamente instantânea.
São exemplos destas substâncias, ocarbonato de sódio Na2CO3, o bifitalato de potássio KHC8H4O4, oxalato de sódio Na2C2O4, o cloreto de potássio KCl, o cloreto de sódio NaCl, entre outros.
Uma solução de NaOH pode ser padronizada por titulação de uma solução contendo um ácido que constitui o padrão primário. O ácido geralmente é o bifitalato de potássio (KHC8H4O4), que reage com a solução de NaOH de acordo com a reação abaixo:
C8H5KO4(aq.) + NaOH (aq.) ----> NaC8H4KO4 (aq.) + H20
O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa, é chamado de titulação. A titulação é uma das técnicas universais da química que é largamente utilizada na determinação da concentração de um soluto.
A titulação pode ser do tipo ácido-base, na qual um ácido reage com uma base; Pode ser do tipo redox, na qual areação ocorre entre um agente redutor e um agente oxidante.
O reagente de concentração é chamado titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Dessa forma, sabendo-se qual é a quantidade de solução padrão necessária para reagir por completo com a amostra e a reação química que as envolve, pode-se determinar a concentração da substância analisada.
O ponto exato onde a reação secompleta é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico. O final da titulação pode ser percebido quando ocorre uma modificação física, que é provocada pela própria solução, ou ainda pela adição de um reagente auxiliar – o indicador.
Portanto, é através do processo de padronização que é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada está se aproximando da concentraçãoda solução desejada.

2 – Objetivo
Realizar a titulação de um ácido fraco com uma base forte, para determinar a concentração da solução de NaOH e determinar o teor do ácido acético.

3 – Materiais e Reagentes
Balança analítica Marte AL200C
Vidro de relógio
Espátula metálica
Becher
Pêra de sucção de três vias
Erlenmyer
Água destilada
Biftalato de potássio C8H5KO4
Hidróxido de sódioNaOH
Fenolftaleína C20H14O4
Bureta
Pincete
Ácido acético CH3COOH
Balão volumétrico 500 mL
Pipeta volumétrica
Suporte universal

4 – Procedimento Experimental
4.1 – Padronização do Hidróxido de sódio
Inicialmente, a bureta de 50 mL foi submetida ao ambiente.
Pesou-se 0,600 gramas de biftalato de potássio na balança analítica, que foi colocado em um Erlenmyer com capacidade volumétricade 250 mL, à vidraria foi adicionado 25 mL, aproximadamente, de água destilada, um bastão de vidro foi utilizado para auxiliar na dissolução do sal. Adicionou-se duas gotas de fenolftaleína.
Colocou-se a bureta já ambientalizada no suporte universal e um becher sob a bureta. Em outro becher foi adicionado solução de NaOH, para preencher a bureta até que a parte inferior do menisco coincida...
tracking img