Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL – UNERJ
ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE I
PROF.: ROGÉRIO SCHNEIDER
28 ABR. 2008




RAFAEL ALBANO HINKE




RESENHA:


Le Corbusier, 1887-1965
Por uma arquitetura / Le Corbusier; tradução Ubirajara Rebouças. – 6. Ed. – São Paulo: Perspectiva, 2004. – (Coleção estudos; 27 / dirigida por J. Guinsburg)


Aarquitetura é uma das mais urgentes necessidades do homem, visto que a casa sempre foi o indispensável e primeiro instrumento que ele se adaptou. Os instrumentos do homem marcam a etapa da civilização, a idade da pedra, do bronze, e a do ferro.
Cada época cria sua arquitetura que é a imagem clara de um sistema de pensar. Porém o homem ainda vive em casas que não são feitas para ele morar, dandomais valor às religiões e se baseando nas habitações indígenas, onde o sedentarismo esta cada vez mais freqüente, fazendo com que suas vidas se arruinassem desmoronando assim as próprias casas.
No entanto a arquitetura existe. Mas no momento ela é apenas vista como a harmonia das construções, onde são os engenheiros que fazem à arquitetura. Eles é que são os donos da razão, os que têm oconhecimento das leis da natureza, os que utilizam as formas primarias, e os que dão a forma dos elementos e objetos de uma construção. Por outro lado os arquitetos eram os homens da arte. Aqueles que se preocupavam com as emoções plásticas, o de ordenar os elementos para atingir em nossos sentidos, a satisfação do desejo visual.
O autor destaca três lembretes aos senhores arquitetos, o volume,a superfície e a planta, para lembrar que arquitetura não é somente a arte.
A arquitetura é jogo sábio, correto e magnífico dos volumes reunidos sob a luz. Nossos olhos são feitos para ver as formas sob a luz, onde as sombras e os claros revelam as formas. Os cubos, os cones, as esferas, os cilindros ou as pirâmides, são as grandes formas primarias que a luz revela bem, e assim conhecidascomo as mais belas formas.
O arquiteto tem por tarefa fazer viver as superfícies que envolvem as formas volumétricas, sem que se tornem parasitas, devorando o volume e o absorva seu proveito. Deixar a um volume o esplendor de sua forma sob a luz, mas, por outro lado, a superfície tem a tarefa de tornar as formas, em formas reveladoras. Essas formas são baseadas em pura geometria.
O volume e asuperfície são os elementos dos quais se manifesta à arquitetura. O volume e a superfície são determinados pela planta. A planta é a geradora. A planta esta na base. Sem planta, não há nem grandeza de expressão, nem ritmo, nem volume, nem coerência. Sem planta há essa sensação insuportável ao homem, de informe, de indigência, de desordem, de atrito.
A planta necessita da mais ativa imaginação.Toda a estrutura se eleva da base e se desenvolve conforme uma regra que esta escrita sobre o solo da planta, gerando formas belas, variedade de formas, unidade do princípio geométrico. A planta é a determinação de um todo. Transmissão profunda de harmonia.
Para construir bem, para bem repartir os esforços, para a solidez e utilidade da obra, as medidas condicionam o todo. O construtor tomou comomedida o que lhe era mais fácil, o mais constante o instrumento que podia perder menos. Tomou seu passo, seu pé, seu cotovelo ou seu dedo para medir. Medindo ele estabeleceu a ordem. Impondo a ordem com esses instrumentos, criou um modulo que regula toda a obra. E esta obra esta em escala, gerando assim um bem-estar em suas medidas, onde o homem se harmoniza com ela.
Mas ao decidir a forma da suaconstrução, ele seguiu por instinto, e criou os ângulos retos, os eixos, o quadrado, o circulo, pelo fato de serem as verdades da geometria e são efeitos que nosso olho mede e reconhece. Quando se determinou as distancias respectiva dos objetos, inventa-se o ritmo. E esses ritmos são gerados através do comportamento humano. E com esses elementos e comportamentos é que se compõem um traço...
tracking img