Relatorio tecnico em quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO: VOLUMETRIA REDOX

I - INTRODUÇÃO
Uma importante classe de titulações são as reações de redução-oxidação ou "redox", onde um agente oxidante e um agente redutor reagem. Uma oxidação é definida como a perda de um elétron para um agente oxidante (que é reduzido) para um maior ou mais alto estado de oxidação positiva, e redução é definida como um ganho de elétrons de um agente redutor (quese oxida) para dar um menor ou mais negativo estado de oxidação.
Reações de óxido-redução, são reações nas quais há uma mudança no estado de oxidação, acompanhada por troca de elétrons entre os reagentes.
Os métodos volumétricos de analise que utilizam reações do tipo oxidação-redução dependem dos potenciais das semi-reações envolvidas no processo. Entretanto a existência de potenciaisfavoráveis não e a única condição para se ter uma titulação redox adequada, pois as reações envolvidas em tais processos são, frequentemente, lentas.
Alem dos potenciais favoráveis, os agentes oxidantes e redutores devem ser estáveis no solvente utilizado e a substancia a ser determinada deve ser colocada sob um determinado estado de oxidação definido e estável, antes da titulação ser iniciada. Osreagentes apropriados a este fim adicionados em excesso ao meio reagente, devem possuir a propriedade de reduzir ou oxidar convenientemente a amostra, sem interferir no resultado final, da analise, caso contrario, o excesso desta espécie deve ser destruído antes de se iniciar a titulação.
O indicador de uma reação de oxidação-redução ideal é aquele que tenha o potencial de oxidação situado entre o dotitulado e do titulante e que exiba uma viragem de cor nítida. Mas existem também reagentes auto-indicadores que é o caso do permanganato de potássio, onde uma gota atribui coloração rosa visível, mesmo na presença de íons levemente corados, este método tem o inconveniente da presença de agente oxidante em excesso no ponto f


2 - SISTEMAS REDOX
Se bem que todas as reações de óxido-reduçãosejam baseadas em transferência de elétrons, isto nem sempre é imediatamente visualizado nas equações das reações. O processo pode ser mais bem compreendido se for dividido em duas fases separadas, a oxidação de uma substância e a redução de outra. Exemplos:

3 - TITULAÇÕES REDOX
1. - Iodimetria e Iodometria
Os íons iodeto são redutores, sendo ao mesmo tempo oxidados a iodo:
O número deoxidação do iodo muda de –1 para 0. Os íons iodeto são, na maioria das vezes, adicionados na forma de iodeto de potássio KI.
Os oxidantes fortes oxidam os íons iodeto a iodo e os redutores fortes reduzem o iodo a iodeto. Por isso os métodos volumétricos envolvendo o iodo se dividem em dois grupos:
Os métodos indiretos (iodometria), em que os oxidantes são determinados fazendo-os reagir com um excesso deíons iodeto e determinando-se o iodo liberado com um redutor padrão, como o tiossulfato de sódio (ex.: determinação de halogênios, determinação de ozônio, determinação de cério ( Ce4+), determinação de ferro (Fe3+), etc. .
Os métodos diretos (iodimetria), em que se utiliza uma solução padrão de iodo para se determinar redutores fortes, geralmente em meio neutro ou levemente ácido (ex.:determinação de água pelo método de Karl Fisher, determinação de hidrazina, determinação de estanho (Sn2+), determinação de arsênio (As(III), etc) .
Estes métodos volumétricos são baseados na semi-reação:
Os íons iodeto são redutores fracos que reduzem oxidantes fortes, quantitativamente. Os íons I-, não são usados diretamente como titulante por várias razões, dentre elas a falta de um indicador visualapropriado e a velocidade de reação lenta.
As principais fontes de erros em titulações iodométricas (e iodimétricas) são a oxidação de uma solução de iodeto pelo ar e a perda de iodo por volatilização. No primeiro caso, os íons iodeto em meio ácido são oxidados lentamente pelo oxigênio atmosférico,
Esta reação é lenta em meio neutro, mas sua velocidade aumenta com a diminuição do pH e é...
tracking img