Relatorio sip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Session Initiation Protocol (SIP): Um Protocolo de Cinco
Funções

Introdução “O SIP é um protocolo de controle da camada de aplicação que estabelece, modifica e finaliza sessões multimídias (conferências), tais como as chamadas telefônicas na Internet. O SIP também convida os participantes para sessões já existentes, como as conferências multicast. A mídia pode ser adicionada e removidade uma sessão existente. O SIP suporta transparentemente o mapeamento de nomes e os serviços de redirecionamento, os quais permitem aos usuários móveis manterem externamente visível um identificador único independente do local de suas redes.” Rosenberg, J., et al. (2002, junho). RFC 3261 - SIP: Session Initiation Protocol. Internet RFC/STD/FYI/BCP Archives:HYPERLINK "http://www.faqs.org/rfcs/rfc3261.html" http://www.faqs.org/rfcs/rfc3261.html (em inglês)

“SIP, SIP, SIP”. Ultimamente, é a única coisa de que ouvimos falar. Por quê? Simplificando, o Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP, do inglês Session Initiation Protocol) é a forma de atingir um objetivo, gerar a convergência das comunicações. O SIP é o conduíte que uneempresas e telecomunicações para fornecer comunicações por IP. Há muitos anos que as empresas trabalham para fornecer o tripé de serviços: voz, vídeo e dados. Elas evoluíram dos serviços de dados e estão trabalhando para acrescentar serviços de voz e vídeo pela rede. Enquanto isso, o setor de telecomunicação evoluiu do fornecimento de voz para vídeo e, recentemente, serviços dedados. Como as telecomunicações migraram em direção à capacidade de fornecer serviços IP abrangentes, é necessário um método-padrão de fornecer sessões.

Muitos protocolos vieram antes do SIP, como o H.323. Embora fornecesse uma solução “tudo em um”, o H.323 não era flexível o suficiente para fornecer algo muito além dos serviços de voz. O SIP também frutifica conceitos da Web 2.0, mas de um modocompletamente diferente.

Ele é básico, já que não fornece serviços, só fornece um conduíte para serviços. Por exemplo, considere o SIP como uma linha telefônica comum. Uma linha telefônica não fornece um serviço, só fornece a capacidade do serviço de conexão. Podemos, por exemplo, conversar, escolher uma linguagem, usar um modem para dados ou até mesmo encher o modem com serviços completos demultimídia. Enquanto os pontos finais (usuários) concordarem sobre o que está sendo enviado e sobre como ver, ouvir e assim por diante, o SIP pode fornecer a sessão.

O SIP é um componente de uma arquitetura completa de multimídia e apóia-se em outros protocolos IETF (Internet Engineering Task Force). Normalmente, o SIP usa o Real-Time Streaming Protocol (RTSP) para fornecer transporte e respostasda qualidade de serviço (QoS, Quality of Service) da transmissão da mídia. Outros protocolos padronizados controlam o acesso à rede telefônica pública comutada, bem como descrevem sessões multimídia. Embora o SIP use esses protocolos, ele não está amarrado a eles, se surgir uma solução melhor. Essa é uma das maiores vantagens do SIP em relação aos seus predecessores (como o H.323): ele não precisaser redefinido para mudar para algo melhor.

A chave do SIP é que ele só fornece cinco funções: localização do usuário, disponibilidade do usuário, capacidades do usuário, configuração da sessão e gerenciamento da sessão. É tudo o que o SIP faz. Dito isso, o SIP é flexível e aberto o suficiente para permitir aos desenvolvedores criar seus próprios “engates” no SIP.

Essa flexibilidade deu aoSIP a vantagem sobre outros “protocolos de telecomunicação”, e é por isso que muitas empresas estão ansiosas para desenvolver, implementar e usar o SIP.

SIP em Poucas
Palavras O SIP é responsável pela localização, disponibilidade e capacidade do usuário e pela configuração e gerenciamento da sessão. O SIP não determina quais os serviços
que estão sendo enviados e recebidos e não afeta como...
tracking img