Globalizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Globalização

O que é globalização
É o termo utilizado para descrever os processos descorrentes da interdependência económica, financeira, cultural, financeira e politica, entre as pessoas e os países à escala mundial.

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transportee comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar umaaldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja,interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizadopermite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

Globalização cultural
Devido ao desenvolvimento tecnológico houve uma grande aproximação de mais países e culturas. Porque se reparamos todos os dias somos confrontados por produtos, valores, manifestações culturais e símbolos de outros mises.
E com a ajuda dos meios de comunicação, e das tecnologias deinformação, os filmes, séries televisivas, competições de desportivas, documentários, etc., são transmitido a escala mundial , pondo em contacto culturas deferentes .
A causa da globalização cultural é a difusão e o consumo à escala mundial de produtos culturais de diferentes proveniências, que faz com que as culturas de outros países nos pareçam cada vez menos estranhas e que nos influenciam ealteram os nossos comportamentos.

Globalização económica
Traduz-se na interdependência entre os Estados no domínio das relações produtivas, financeiras e comerciais.

Globalização financeira
É um processo de integração dos mercados financeiros locais nos mercados financeiros locais nos mercados internacionais, compra e venda, empréstimos, acções, seguros, etc, passam a operar-se nummercado sem fronteiras.

Globalização politica
Quando se discute a política da globalização, dois são os elementos que à primeira vista aparecem como centrais: o reconhecimento factual de que a globalização existe e configura uma nova ordem internacional e de que são possíveis variadas inserções nessa ordem internacional globalizada. A globalização não permite expectativas de automatismo ou oquietismo político. Mudou o mundo. Nossa região também. O próprio Brasil tem suas feições renovadas. A realidade de hoje é distinta da que vivíamos há poucos anos. Nosso desafio é evitar que nos atrasemos, como país e como sociedade, no entendimento do que vai pelo mundo. Não nos podemos ater a práticas ou conceitos envelhecidos. Não mais existem políticas verdadeiramente autárquicas em lugar algum. AURSS acabou. As repúblicas socialistas do Leste
europeu também. Cuba ensaia reais passos no sentido da abertura econômica. A China, o Vietnã e a Índia buscam, cada país a seu modo, inserir-se na economia global. Não há opções fora da globalização. Salvo a do atraso. Da mesma forma que não existe, exceto nos livros escolares, a paradigmática "concorrência perfeita", também não inexiste a"globalização perfeita", circunstância que abre espaço para
variadas formas de regionalização, distintas parcerias com o capital nacional ou internacional e ênfases sociais e econômicas diferenciadas entre os países. Em outras palavras, nunca talvez tenha o Estado nacional assumido papel tão necessário na orientação e promoção da inserção internacional de cada país. Se deixadas apenas à lógica do...
tracking img