Relatorio quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Ceará
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Bacharelado em Engenharia Química
Química Geral I

CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO

Aluno: Francisco Émerson Ferreira de Macêdo
Matrícula: 0338752
Prof.ª: Jeanny da Silva Maciel

Fortaleza, outubro de 2011

1. Fundamentação Teórica

É de grande importância hoje ter conhecimento sobre avelocidade das reações químicas, tanto em sentido prático como teórico. Praticamente, é necessário conhecer os fatores que afetam a velocidade, para assim poder controlá-la, para que não seja demorada demais, nem muito rápida, causando um impacto violento.
Há reações químicas onde ocorre equilíbrio químico entre reagentes e produtos. Neste ponto de equilíbrio, as velocidades da reação direta e da reaçãoinversa são iguais. A velocidade de reações químicas é expressa pela variação de concentração dos reagentes dividida pelo tempo.
Influem na velocidade da reação, entre outros fatores:
* Temperatura – A velocidade de uma reação aumenta quando, proporcionalmente, a temperatura aumenta. Geralmente, quando ocorre um aumento de apenas 10°C, a velocidade da reação duplica.
* Concentração –Quando se é colocado mais reagente na reação, a velocidade também aumenta. Visto que as reações são colisões entre átomos, íons e moléculas, quanto mais dos reagentes existirem na mistura reacionária, mais rápido ocorrerá a reação necessária e se chegará aos produtos desejados.
* Catalisador – Alguns compostos, quando adicionados a uma reação, aumentam significativamente a velocidade da mesma, poispromove como que um caminho alternativo, diminuindo a energia necessária para a formação dos produtos. É digno de nota que o catalisador não é consumido no processo.
Em relação ao estado de equilíbrio há uma constante conhecida como Kc ou constante de equilíbrio, a qual mostra até onde vai a reação. Quando a constante é maior que um é porque o equilíbrio está na direção dos produtos, e quando émenor que um é porque está do lado dos reagentes.
A variação da velocidade pode ser percebida, então, de várias formas, como mudanças de cores, diferença de temperatura (reações endotérmicas e exotérmicas) e de outros modos. Assim, para que ocorra um equilíbrio químico satisfatório para certa análise, é preciso controlar não só a rapidez em que a reação química ocorre, mas também o seu processode extensão.

2. Objetivos

A realização da prática tem como objetivos:
I. Definir a constante de equilíbrio para certa mistura reacionária, dadas as concentrações iniciais dos reagentes envolvidos;
II. Analisar fatores que podem mudar a velocidade das reações;
III. Verificar a aplicação do princípio de Le Chatelier em reações por meio da diferença de concentração e temperatura.

3.Procedimento Experimental

A) Para a análise dos fatores que afetam a velocidade de uma reação, foram feitos os seguintes procedimentos:
1. Inicialmente, foram usados três tubos de ensaio com 2 mL de HCl 2 M em cada um. Aos tubos, foram acrescentados, em condições equivalentes, zinco, magnésio e alumínio. Após isso, foi feita uma comparação nas velocidades das três reações.
2. Emseguida, em dois tubos de ensaio, um com 2 mL de HCl 2 M e outro com 2 mL de HCl 4 M, foi adicionado magnésio na mesma quantidade e analisada diferença de velocidade nas duas reações.
3. Por fim, foi adicionado em dois tubos de ensaio 2 mL de HCl 3 M. Então, um dos tubos foi colocado em um banho de gelo por 5 minutos, e o outro ficou a temperatura ambiente. Decorridos os 5 minutos, foramacrescentados em cada tubo uma amostra semelhante de zinco, para verificar a distinção nas velocidades das duas reações.
B) A metodologia para a preparação das soluções-padrão foi a seguinte:
1. Para o preparo da solução-padrão A foram adicionados 20 mL de Fe(NO3)3 0,2 M e 4,8 mL de HSCN 0,002 M em um balão volumétrico de 100 mL. Após isso, o volume do balão foi completado com HNO3 0,5 M. É...
tracking img