Relatorio quimica organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE FARMÁCIA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA I
PRODUTO DE SOLUBILIDADE - PRECIPITAÇÃO

EDIVAN TAVARES PEREIRA
MARIA ISABEL DE SOUZA

SALVADOR
2012

APRESENTAÇÃO

Relatório de aula prática ministrado pela professora Hilma Fonseca referente à matéria Química Analítica. Este referido relatório se baseia na aula prática 2 sobre Separação e identificação de cátion:Ag+, Hg²+ e Pb²+.

INTRODUÇÃO

A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de análises químicas que nos permitem determinar a composição da substância ou da mistura. Pode ser dividida em quantitativa e qualitativa.
A química qualitativa identifica os elementos ou íons de uma substância. A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeiramaneira é por via seca, onde o material é analisado no estado sólido. A segunda maneira é por via úmida, onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e ânions), são melhor quando realizado em via úmida. Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos e bases. Esseseletrólitos, que são soluções que permitem a passagem da corrente elétrica devido à presença de íons livres na mesma, ao se ionizarem deixando livres na solução permitem a identificação dos mesmos.
Para análises qualitativas os cátions podem ser classificados em 5 grupos, que levam em consideração o modo como estes reagem com alguns reagentes, principalmente pela formação ou não de precipitados. Ogrupo da prata constituído pelos cátions: Ag+, Hg2²+ e Pb²+ é conhecido como grupo de cloreto insolúvel e tem como reativo o ácido clorídrico diluído.
Os cátions do grupo prata (prata, chumbo, mercúrio), ou do grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como asolubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
A prata é um metal nobre de cor brilhante, relativamente mole, e é o melhor condutor de calor e eletricidade, é pouco reativo. A maioria dos compostos de Ag é insolúvel em água. Seu cátion é o Ag+.
O chumbo é em metal de cor branco azulado e brilho metálico (o brilho desaparece quandoexposto ao ar, tornando-se cinza), muito denso e baixo ponto de fusão. É dúctil e maleável e tão mole que pode ser facilmente riscado e cortado. No estado sólido não é tóxico, mas seus vapores são altamente tóxicos.
O mercúrio (Hg) é um metal que em temperatura ambiente se encontra em estado liquido prateado e inodoro. Não é um bom condutor de calor, mas sim um excelente condutor deeletricidade. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Quando aquecido transforma-se em vapores tóxicos e corrosivos.
A separação desses cátions é de grande importância para a indústria, por exemplo, a prata é utilizada para fabricação de jóias, aparelhos elétricos e moedas, o chumbo, utilizado na fabricação de tinta, e o mercúrio, utilizado na fabricação de espelhos.



OBJETIVO GERALEntender o comportamento e efetuar a precipitação de cátions numa solução.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Separar os cátions precipitados utilizando técnicas de solubilização e identificar os cátions separados com reagentes específicos.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAL LABORATÓRIO UTILIZADO
1. 20 tubos de ensaio médio
2. 04 béquer
3. 02 provetas
4. Conta gotas

REAGENTES
1. Iodetode Potássio – KL
2. Ácido Clorídrico – HCL 0,2 mol\L
3. Ácido Clorídrico – HCL 6 mol\L
4. Amônia – NH3
5. K2CrO4

SÓLIDOS
1. Pb2 + Ag+ (chumbo + prata)
2. Cu2+ (cobre)
3. Zn2+ (Zinco)
4. Fe3+ ( ferro)

FLUXOGRAMA
Béquer 1 – substância com Pb²+ + Ag+
Béquer 2 – substância com Cu²+
Béquer 3 – substância com Zn²+
Béquer 4 – substância com Fe³+
Béquer 1 –...
tracking img