Relatorio de quimica organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE ESTÁCIO DE CAMPO GRANDE-MS
CURSO: FARMACIA
PROFESSOR: JOAQUIM CORSINO
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA










RELATÓRIO DE LABORATORIO SOBRE EXPERIMENTO COM A PLANTA PATA-DE-VACA (Bauhinia forficata)



• Agda Rocha de Oliveira














CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL
MARÇO – 2013
[pic]
FACULDADE ESTÁCIODE CAMPO GRANDE-MS
CURSO: FARMÁCIA
PROFESSOR: JOAQUIM CORSINO
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA










RELATÓRIO DE LABORATORIO SOBRE EXPERIMENTO COM A PLANTA PATA-DE-VACA



Trabalho apresentado ao curso de farmácia da faculdade Estácio de Campo Grande como parte dos requisitos da disciplina de química orgânica sob a orientação do professorDr. Joaquim Corsino.














CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL
MARÇO – 2013

Introdução
Part 1: Classificação Botânica da Planta

A partir da folha da planta popularmente conhecida como Pata-de-Vaca, demos inicio ao experimento, com finalidade de extração de principio ativo.
Classificação botânica da Pata-de-Vaca:
Taxonomia e nomenclatura:
Divisão: Magnoliophyta(Angiosperma)
Classe: Magnoliopsida (dicotiledônea)
Ordem: Falabes
Família: Fabaceae
Espécie: Bauhinia Farficata Linkin
Habitat: é natural na Amazônia ocorrendo no cerrado America central.
• Constituintes químicos:
Componentes químicos existentes nas folhas: carotenóides, esteróides, triterpenoides, saponina espumidica, flavonóides, fenólicos.
Componentes químicos existentes na casca docaule: glicosídeos cardíacos,dipsideos e depsidonas, flavonóides, fenólicos.
• Propriedades medicinais:
Antidiarreica, depurativa, diurética, antidiabetico (faz o pâncreas produzir mais insulina, Tonica renal, vermífuga. Partes utilizadas : folhas
Efeitos colaterais: pode potencializar dorgas antidiabeticas, é contraindicado para pessos com hipoglicemia.


Part 2: Metabólicos secundárioMetabólicos secundários são compostos orgânicos que não estão diretamente envolvidos nos processos de crescimento, a ausência dos mesmos não resulta na morte imediata da planta. Estes exercem em geral atividades extracelulares alheias às células que os produzem.
Segundo Simões,5° edição;pág. 81, os metabólicos secundários se originam da seguinte forma. “Os produtos dos metabólicos primários,através de rotas biossinteticas diversas e freqüentemente desconhecidas, originam ás custas de energia, o segundo grupo de compostos químicos – os metabólicos secundários ou macromoléculas.”
Apesar de serem formados a partir dos metabólicos primários, os metabólicos secundários não podem ser considerados subprodutos, pois o mesmo utiliza-se de rotas biossintéticas elaboradas, com elevados gasto deenergia. Ou seja, os metabólicos secundários são necessários para sintetização de compostos utilizados pelas plantas para sua sobrevivência e preservação. Eles atuam principalmente na defesa do vegetal, agindo como toxinas e dissuasórios alimentares.

Part 3° cromatografia de coluna

A cromatografia de coluna consiste em um processo de separação de misturas. Neste processo a mistura a serseparada, passa por duas fases, sendo uma dessas fases nomeada de estacionária (fixa) e outra móvel. Através desse processo podem-se identificar os mais variados componentes de uma determina mistura. Essa separação pode variar conforme o comportamento de analiticos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forçasintermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.

Objetivo
Por me pratica aprendizado da sala de aula, bem como pesquisar sobre as propriedades medicinais da planta Pata-de-Vaca (Bauhinia forficata).


Procedimento
O procedimento foi realizado a partir da planta Pata-de-vaca, sendo a folha a parte utilizada. Inicialmente foi-se...
tracking img