Relatorio propranolol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO
SÍNTESE DO PROPRANOLOL















INTRODUÇÃO

O propranolol é um fármaco anti-hipertensivo indicado para tratamento e prevenção do infarto o miocárdio, da angina e de arritmias cardíacas. Pode ser utilizado associado ou não a outros medicamentos para tratamento da hipertensão. É um bloqueador beta-adrenérgico.

[pic]
Estrutura química docloridrato de Propranolol

Mecanismo de ação
Este fármaco compete, de forma especifica, com agentes estimuladores de receptores beta-adrenérgicos pelos receptores disponíveis. Quando o acesso aos sítios receptores beta-adrenérgicos é bloqueado pela ação deste medicamento, as respostas cronotrópicas, inotrópicas e vasodilatadoras do estimulo beta-adrenérgico são proporcionalmente diminuídas, reduzindoa freqüência cardíaca e a pressão arterial.
Indicação
É utilizado para tratar a tensão arterial elevada ou fibrilação arterial. É utilizado em doentes com angina para diminuir a angina freqüente e aumentar a tolerância ao exercício físico, para diminuir o risco de morte cardíaca em alguns pacientes que sobreviveram a um ataque cardíaco; para gerir alguns tipos de tremores, uma condição cardíacadenominada estenose subaórtica hipertrófica, ou determinados sintomas de feocromocitoma (um tumor adrenal). É também usado para prevenir a enxaqueca.

Advertências
Deve-se usar Propranolol comprimidos com cautela em pacientes com insuficiência hepática ou renal. O bloqueio de receptores beta-adrenérgicos pode causar redução da pressão intra-ocular.
Os pacientes devem ser avisados quePropranolol pode interferir em teste de triagem de glaucoma. A interrupção da droga pode reconduzir ao aumento da pressão intra-ocular.
A estimulação simpática pode ser um componente vital na função circulatória em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva. Sua inibição pelo bloqueio beta-adrenérgico pode precipitar uma insuficiência cardíaca mais intensa.
Embora os bloqueadores beta-adrenérgicosdevam ser evitados na insuficiência cardíaca congestiva, se necessário, podem ser usados com um acompanhamento cuidadoso em pacientes com história de insuficiência cardíaca bem compensada, e que estejam recebendo digitálicos e diuréticos. Os bloqueadores beta-adrenérgicos não anulam a ação inotrópica dos digitálicos no músculo cardíaco.
O uso contínuo de bloqueadores beta-adrenérgicos em pacientessem antecedentes de insuficiência cardíaca pode, em alguns casos, conduzir à própria insuficiência cardíaca.
Portanto, ao primeiro sinal ou sintoma de insuficiência cardíaca, o paciente deve ser digitalizado e/ou tratado com diuréticos e a resposta rigorosamente observada, ou o uso de Propranolol comprimidos deve ser interrompido (gradualmente, se possível).
Há relatos de exacerbação de anginae, em alguns casos, infarto do miocárdio, após a descontinuidade abrupta do tratamento com Propranolol comprimidos.
Portanto, quando a descontinuidade de Propranolol comprimidos é desejada, a dosagem deve ser gradualmente reduzida durante pelo menos algumas semanas, e o paciente deve ser alertado contra a interrupção ou o término do tratamento sem a recomendação do médico.
Caso o tratamento comPropranolol comprimidos seja interrompido e ocorrer exacerbação da angina, aconselha-se a reiniciar o tratamento com Propranolol comprimidos e tomar outras medidas apropriadas para o controle da angina pectoris instável.
Uma vez que a doença arterial coronariana pode ser de difícil reconhecimento em pacientes ateroscleróticos que estejam recebendo Propranolol comprimidos para outras indicações,aconselha-se seguir as recomendações acima.
De modo geral, pacientes com doença broncoespástica não alérgica (bronquite crônica, enfisema) não devem receber bloqueadores beta-adrenérgicos. Se necessário, deve ser administrado com cautela, uma vez que o propranolol pode bloquear a broncodilatação produzida pela ação de catecolaminas endógenas e exógenas sobre receptores beta.
A necessidade de...
tracking img