Relatorio - procurando a vitamina c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO BACHAREL EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSOR: RAIMUNDO CLÉCIO

PROCURANDO À VITAMINA “C”

ANA CAROLINE LOIOLA
BERLEIDE FERREIRA
ÉRICA QUIRINO
JESSYCA FRANCISCA
LAIS CRISTINA
LUCAS ABRANTES
PEDRO LEITE

TERESINA
2013

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVO 4
2. PARTE EXPERIMENTAL5
3.1 MATERIAIS 5
3.2 REAGENTES 5
3.3 PROCEDIMENTOS 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 74.4 AMOSTRAS DO NÚMERO DE GOTAS DE ÍODO PARA 7
COLORAÇÃO AZUL
4. CONCLUSÃO 9
5. BIBLIOGRAFIA 10
6. ANEXO 11

1 INTRODUÇÃO
O ácido ascórbico ou vitamina C é umamolécula usada na hidroxilação de várias reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilaçao do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante porque impede a oxidação, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio, em formas inertes.
A vitamina C é um sólidocristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos. O ácido ascórbico (ou vitamina C) funciona como preservativo de alimento. Presente em frutas e legumes é destruído por temperaturas altas por um período prolongado, também sofre oxidação irreversível, perdendo a sua atividade biológica, em alimentos frescos guardados por longo período. Uma das atividades maisimportantes do acido ascórbico no organismo humano é na desidratação de resíduos de proteína no colágeno. O colágeno uma proteína estrutural fundamental, necessita conter determinados resíduos de proteína na para manter uma estrutura tridimensional correta.
A deficiência de vitamina C organismo humano causa o escorbuto,uma doença caracterizada por mudanças patológicas nos dentes e gengivas.umacaracterística primaria do escorbuto é uma mudança no tecido conjuntivo.
A vitamina C é extremamente instável. Ela reage como oxigênio do ar, com a luz e até mesmo coma a água. Assim que é exposta têm-se início reações químicas que destroem, daí o surgimento de gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora quase que a metade do conteúdo a vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso éimportante consumir frutas ou suco fresco feito na hora, deste modo, temos certeza que o teor de vitamina esta garantido.
A vitamina C se encontra presente em todas as célula animais e vegetais principalmente na forma livre e, também unida na forma livre e, também,unida as proteínas.segundo a literatura estão no reino vegetal as fontes importantes do acido ascórbico,representados por vegetais folhosos(bertalha, brócolis, couve, nabo, folhas de mandioca e inhame),legumes (pimentões amarelos e vermelhos) e frutas (caju,goiaba,manga,laranja, acerola e etc.)
A adição de iodo á solução amilácea (água+amido) provoca no meio uma coloração azul intensa, devido ao fato do iodo formar um complexo com o amido.
Graças a sua bem conhecida propriedade antioxidante, a vitamina C promove aredução do iodeto, quem em solução aquosa e na sua ausência de metais pesado é incolor. A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por escorbuto. No caso das frutas, devi-se levar em conta o estado das mesmas, caso estejam feridas pode ser que já se encontre em estado avançado de reação e não tenha o teor vitamínico que se deseja.
1.1 OBJETIVO
O objetivo da pratica foi...
tracking img