Relatorio pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS
UNIFEMM – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS
Unidade Acadêmica de Ensino de Ciências Gerenciais – UEGE
Curso de Engenharia Produção Mecânica





Anderson Batista de Souza
Eder Oliveira
Jardel Soares
Luiz Otávio Rocha
Naiara Henriques de Oliveira Silva









RELATÓRIO DE QUÍMICA





















SETELAGOAS
2012




Anderson Batista de Souza
Eder Oliveira
Jardel Soares
Luiz Otávio Rocha
Naiara Henriques de Oliveira Silva












RELATÓRIA DO QUARTO EXPERIMENTO NO LABORATÓRIO







Trabalho de relatório da aula experimental de química sobre reação de dupla-troca e de deslocamento, do 4º período do curso de Engenharia deProdução Mecânica da Unidade Acadêmica de Ensino de Ciências Gerenciais UEGE, UNIFEMM – Centro Universitário de Sete Lagoas, Fundação Educacional Monsenhor Messias.





Profª. Janine França Gonçalves






SETE LAGOAS
2012
1 INTRODUÇÃO

Este relatório tem como finalidade apresentar as atividades desenvolvidas no laboratório de Química Geral doUNIFEMM – Centro Universitário de Sete Lagoas, durante a aula da disciplina de Química Geral, mencionada pela professora Janine França.
A análise desse relatório e sobre as reações químicas de dupla troca na qual os reagentes são menos solúvel, eletrólito mais fraco e mais volátil, formando produtos com base forte, água ou peróxido de hidrogênio, sal insolúvel e ácido volátil. Essasreações ocorrem sem transferências de elétrons, ela pode ser mais bem visualizada pela demonstração: AB + CD AD + CB.
Verificaremos também sobre reações de troca simples (deslocamento), que é uma reação onde há dois reagentes e dois produtos, sendo que um reagente é um elemento químico e o outro é um composto químico, e entre os produtos há igualmente, um elemento e um composto. Umareação de simples troca possui a forma A + BC B+AC, ela envolve transferência de elétrons; assim, são reações de oxirredução.






















2 OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo:

✓ Analisar na pratica as reações que ocorrem dupla troca e deslocamento;
✓ Verificar a reatividade dos metais;
✓ Desenvolver os conhecimentos embalanceamento de equações químicas;
✓ Aprender sobre as características dos reagentes e produtos formados nas reações.

























3 PARTE EXPERIMENTAL


✓ Colocamos uma pequena porção de carbonato de cálcio em um tubo de ensaio, depois adicionamos 2 ml de água deionizada e agitamos. Aquecemos a solução diretamente ao bico de bunsen e observamos. Depois doresfriamento da solução adicionamos ao tubo 2 ml de solução de ácido clorídrico 1:1 agitamos e observamos.
✓  Pesamos 0,2 g de cromato de potássio e 0,5 g de cloreto de bário em dois tubos de ensaio separadamente, depois adicionamos 3,ml de água deionizada em cada tubo agitamos ate completar a dissolução.Observamos a coloração do cromato de potássio.
✓ Misturamos as soluções dos dois primeirosensaios em um dos tubos de ensaio e agitamos para observarmos.
✓ Colocamos uma pequena porção de magnésio em pequenos pedaços em um tubo de ensaio, adicionamos 3ml de ácido clorídrico 1:1 agitamos e observamos.
✓ Depois adicionamos em um tubo de ensaio 1ml de nitrato de chumbo II a 5% e 1 mL de iodeto de potássio a 5% e observamos.
✓ Em outro tubo de ensaio colocamos cerca de 2ml de sulfatoferroso a 0,1 mol/L, previamente acidulada com ácido sulfúrico, e depois adicionamos gota a gota uma solução de permanganato de potássio 0,02 mol/L e observamos.
✓ Ao final colocamos em 4 tubos de ensaio cerca de 2mLs de solução 2mol/L de CuSO4, de ZnSO4, de Pb(NO3)2 e de FeCl3. Mergulhamos uma porção limpa de cobre metálico nos tubos e observamos as possíveis reações, repetimos os...
tracking img