Relatorio optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Optica:

* Reflexão e Refração da luz;
* Índice de Refração
* Numero de Abbe de um prisma;
* Lei de refração(snell descarte) e angulo interno.


Objetivos

* Verificar como se comporta um raio luminoso ao atravessar um prisma;
* Determinar o índice de refração de prismas;
* Determinar o índice de refração de( água,etanol, hexano, cumeno e água+alcool);
* Determinar ângulos de incidência, emergente e desvio;

Material

* Prismas de vidro Prisma Óptico;
* Diafragma com 1 fenda;
* Mesa com goniômetro e haste articulada;
* Lampada de(Hélio, Cádmio);
* Solução com Água;
* Solução com Etanol;
* Solução com Cumeno;
* Solução com Hexano;
* Refratômetro.

Introdução
Refração da Luz

Refração é a passagemda luz de um meio para outro. Observamos que, quando um raio de luz incidente for oblíquo, a refração é acompanhada de desvio de direção, o que não acontece se a incidência do raio for perpendicular.

Índice de refração absoluto ( n )

Chamamos índice de refração absoluto de um meio para determinada luz monocromática a razão entre a velocidade da luz no vácuo ( c ) e a velocidade da luz nomeio considerado ( v ).

n = índice de refração absoluto.
c = velocidade da luz no vácuo.
v = velocidade da luz no meio considerado.

O índice de refração absoluto no vácuo é igual a 1.
Em qualquer outro meio o índice de refração absoluto é maior que. O índice de refração absoluto no ar é um valor próximo de 1, sendo assim vamos considerar n ( ar ) = 1.
O índice de refração é inversamenteproporcional à velocidade de propagação da luz, ou seja, quanto maior for o índice de refração de um meio, menor será a velocidade de propagação da luz nesse meio.
O meio que tem maior índice de refração tem maior refringência e vice-versa. Refringência, portanto, é a medida do índice de refração absoluto.

Refração Molar
A refração molar de uma substância está diretamente ligada ao índice derefração e é igual à polarizabilidade da mesma. Entende-se por polarizabilidade a facilidade de distorção da nuvem eletrônica de uma molécula. O índice de refração, ao fornecer a diminuição da velocidade da luz quando mesma penetra em uma substância em relação ao vácuo, quantifica o grau de interação do campo elétrico da radiação com as moléculas da substância, ao distorcer a nuvem eletrônica dasmesmas. Desta forma, a refração molar nos fornece uma medida do grau de polarizabilidade da molécula de uma substância. A refração molar depende do número e natureza dos átomos presentes, e também das características das ligações.
A contribuição das duplas e triplas ligações à refração é encontrada a partir das refrações de eteno e etileno. Os pares eletrônicos das ligações estão mais fracamenteligados que os da ligação simples. Grupos incluindo oxigênio, mostram que a refração depende do modo de ligação do oxigênio. A refração, que inclui dois pares de elétrons do oxigênio, bem como os pares de elétrons de ligação, é diferente para cetonas, éteres e álcoois.
Para compostos simples, a soma das refrações dos grupos é a refração molar do composto com razoável exatidão. Aparecem algumasdificuldades em compostos com duplas ligações conjugadas que possuem refração maior que a esperada.
R é independente da temperatura ou estado físico e fornece uma medida aproximada do volume total (sem espaços livres) de um mol de moléculas.
Algumas contribuições atômicas e de ligações, determinadas para a raia D do sódio são dadas na tabela abaixo. A refração molar depende do número e natureza dosátomos presentes, e também das características das ligações. Estes valores podem ser usados para comparar a refração molar calculada com a observada, e assim confirmar a estrutura das moléculas.

Índice de refração relativo

O índice de refração de um meio A em relação ao meio B ( nA, B ) é obtido através da fórmula ao abaixo:
 

Leis da Refração

1ª Lei : O raio incidente, o raio...
tracking img