Relatorio oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei da Oferta e Procura também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é,a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta,ou seja, Oferta é um determinado bem ou serviço oferecido e Demanda é a busca pelodeterminado bem ou serviço.
Um bom exemplo disso é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem aficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.
Outro exemple é a carne bovina.Se a carne bovina estiver com preço médio de R$10,00 o quilo, muitos consumidores não poderão consumi-la, e passarão desta forma, a consumiroutro tipo de alimento, tais como carne de frango, peixes, ovos, etc., com isso, haverá uma queda na demanda por carne bovina devido ao preçoelevado. Mas, se o preço médio da carne bovina cair para R$ 4,00 o quilo, vários consumidores voltarão a comprar carne bovina, conseqüentementehaverá um aumento na demanda por carne bovina.
E por fim o açaí. Na época em que a colheita do açaí esta sendo feita em grande quantidade oscomerciantes têm mais facilidades no acesso ao produto o preço do açaí cai e sua demanda aumenta já na época em que o produto fica escasso paraos comerciantes o preço sobe significativamente e como conseqüência os consumidores diminuem mais o seu consumo levando a uma queda na demanda.
tracking img