Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO
A construção histórico-filosófica do conceito de infância
INTRODUÇÃO
Procuramos através deste trabalho discutir sobre os vários rostos da infância e suas respectivas formas de educação. Na busca do entendimento da concepção do que é infância e do processo de desenvolvimento infantil e das diferentes formas de educá-la. Vamosanalisar osdiversos modos de vida e educação da criança através das gerações. Os significados da infância são construídos socialmente, sofreram e ainda sofrem mudanças de acordo com as mudanças culturais influenciadas pelas transformações políticas, econômicas e sociais que levam a mudanças no âmbito familiar.
O conceito de infância tem sido alterado no decorrer dos séculos. Vamosprocurar compreender a evolução desse conceito e da educação voltada para as mudanças sociais e do comportamento humano.
Para chegarmos ao conceito atual da infância, vamos analisar as mudanças conceituais no decorrer dos tempos, realizando reflexões sobre a infância da idade média e a infância atuale as diversas concepções teóricas sobre infância e educação infantil.
Na Idade Média não havia apreocupação quanto ao desenvolvimento infantil, ainda não havia a consciência quanto às diferenças entre adultos e crianças que eram vistas como um adulto em miniatura. Na Modernidade surge a preocupação, por partes dos adultos, em educar, cuidar e proteger as crianças e é nesse momento que a instituição escolar e os responsáveis legais pelas crianças passam a ter um importante papel na formação dasmesmas. Vamos chegar aos dias de hoje com diversos tipos de infâncias, aquela onde as crianças são mimadas e protegidas ao extremo, outras com a maturidade precoce, outas onde a vida das crianças volta a se misturar a vida dos adultos, com muitos compromissos diários, afazeres diversos. Muitas crianças são impelidas a ajudar no sustento de sua família, outras são levadas para comerciais onde têm asua imagem erotizada para vender determinados produtos, além do acesso indiscriminado aos programas de televisão não indicados a sua faixa etária e à internet.
Levando em consideração todas essas mudanças é que vamos discutir os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de Educação.

A construção histórico-filosófica do conceito de infância

A concepção de criança é vivida ecompreendida a partir das construções feitas pelos adultos, a infância é marcada pela diversidade histórica e diferentesexperiências, por isso ela não acontece da mesma forma para todas as crianças. Sendo assim, a história da infância surge com muitas possibilidades de reflexões.
Cada rosto de criança representa sua identidade, cada criança é educada de uma maneira. Antigamente, desde muito cedo,elas eram ensinadas para realizar afazeres domésticos, geralmente os meninos iam para a roça, em atividades agrícolas ou cuidando de animais domésticos, acompanhando os pais enquanto as meninas assumiam, ao lado da mãe os cuidados domésticos e com irmãos menores. Assim,a educação não tinha muita importância, as crianças, em sua maioria, não iam para escolas ou iam apenas o suficiente para aprender aler e escrever e depois abandonava para se dedicar às atividades que eram impostas pelos pais. Adquiriam responsabilidades muito cedo. As escolas eram frequentadas pelos filhos das pessoas tidas como “alta sociedade”, famílias com melhores condições financeiras mantinham seus filhos que estudavam e se tornavam os “doutores” da época. Esses tinham infância, além de estudar, não tinham outrasresponsabilidades, brincavam e viviam como crianças.
O grande precursor da história da infância, Ariès afirma: “(...) é sempre, quer ou não, uma história comparativa e regressiva. Partimos necessariamente do que sabemos sobre o comportamento do homem de hoje, como de um modelo ao qual comparamos os dados do passado – com, a condição de, a seguir, considerar o modelo novo, construído com o auxílio...
tracking img