Relatorio medidores de vasão e presão

2079 palavras 9 páginas
MEDIÇÃO DE PRESSÃO E VAZÃO
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO LABORATORIAL

Curso: Engenharia Controle e Automação
Turno: Noturno
Disciplina: ECA 601 – Ciências Térmicas

S. Caetano do Sul
2013

Sumário

1) Simbologia

: vazão volumétrica;
: massa específica do fluido;
: altura;
: pressão;
: massa de fluido;
: aceleração da gravidade;
: número de Reynolds;
: viscosidade do fluido;
: diâmetro interno da tubulação;
: incerteza relativa da diferença da massa;
: incerteza relativa do intervalo de tempo;

1)
2) Introdução

A medição de vazão é um acontecimento cotidiano. Esse tipo de medição está presente na maioria das operações realizadas na agricultura, no comércio e principalmente nos processos industriais, onde é muito importante efetuar medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases, e até sólidos granulados, não só para fins contábeis, como também para a verificação do rendimento do processo.
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de conceitos gerais envolvidos em diferentes tipos de fluxômetros (equipamento destinando a quantificar e indicar a vazão de um fluído). Consiste em descrever os conceitos fundamentais e mecanismos dos por pressão diferencial (placa de orifício e tubo de Venturi).
3) Objetivos

1)
Os objetivos deste trabalho são: medir a vazão pelo método das pesagens; medir pressão empregando elementos elásticos e elementos de coluna de líquido; levantar curvas de calibração de medidores de vazão.
2)
3)
4) Introdução teórica

Quando um fluido escoa de um ponto a outro no interior de uma tubulação, ocorrerá sempre uma perda de energia, conhecida como perda de pressão ou perda de carga que é energia perdida pela unidade de peso do fluido. Essa perda de carga ocorre com o atrito do fluído com a parede interna do tubo. Em outras palavras, quando um fluido entra em contato com a parede do tubo ele acaba ganhando a

Relacionados