Relatorio materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
Engenharia Civil com Ênfase em Estrutura Metálica

LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Mariana Silva Melillo






Ouro Branco – MG
Setembro/2012
1. Introdução
Agregados é a denominação genérica dada aos materiais que são acrescentados ao cimento e a água para se obterem as argamassas e os concretos. Osagregados apresentam-se em forma de grãos, tais como as areias e britas, e devem ser inertes, ou seja, não devem provocar reações indesejáveis. Propiciam uma menor retração das pastas formadas por cimento e água e aumentam a resistência ao desgaste superficial das argamassas e concretos.
A obtenção dos agregados pode ser diretamente na natureza, em leitos de rios ou barrancos (areias e pedregulhos),ou por processos artificiais, como fragmentação ou a trituração de materiais provenientes de extração (britas e areias artificiais). Portanto segundo a sua obtenção os agregados se classificam em naturais ou artificiais. Além dessa classificação, uma das formas de se classificar os agregados é quanto à dimensão dos seus grãos, podendo ser o agregado graúdo ou miúdo.
Os ensaios realizados durantea aula foram o de determinação da composição granulométrica de acordo com a norma NBR 7217, determinação da massa unitária do agregado em estado compactado seco segundo a norma NBR 7810, determinação da absorção d’água e da massa específica do agregado graúdo usando a norma NBR 9937 (MB 2698) e o ensaio de abrasão Los Angeles para agregado graúdo como referencia a norma NBR NM 51; usando umaamostra de pedra britada gnaisse de procedência da Precal Mineração previamente lavada e seca em estufa para evitar que materiais pulverulentos influenciem no resultado.
2. Parte Experimental
2.1 Granulometria agregado graúdo – NBR 7217
2.1.1 Objetivos
A norma NBR 7217 prescreve o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos.
Granulometria, graduação oucomposição granulométrica de um agregado é a distribuição percentual dos seus diversos tamanhos de grãos, considerando a quantidade de material, em massa, retido nas peneiras da série normal (76; 38; 19; 9,5; 4,8; 2,4; 1,2; 0,6; 0,3; 0,15 mm). Além da curva de composição granulométrica são também definidos, no ensaio de granulometria, o módulo de finura e a dimensão máxima característica.
Adefinição da composição granulométrica é fundamental para especificar o emprego dos agregados em argamassas e concretos, tendo influência direta sobre a qualidade desses produtos; principalmente nos aspectos relativos à trabalhabilidade, compacidade e resistência aos esforços mecânicos.
2.1.2 Equipamentos e materiais
* Balança;
* Estufa para secagem;
* Peneiras normalizadas, tampa e fundo;* Agitador mecânico de peneiras;
* Bandejas;
* Fundo avulso de peneiras ou encerrado de lona;
* Escova de ou pincel de cerdas macias.

2.1.3 Método
Primeiro as amostras de areia foram colocadas em uma estufa com temperaturas entre 105-110°C, após o esfriamento em temperatura ambiente mediu as respectivas massas e chamou de M1 e M2.
As mostras foram então peneiradas atravésda bateria de peneiras pelo agitador mecânico, permitindo a separação dos diferentes tamanhos dos grãos do agregado. Em cada peneira o material retido foi, então, separado e pesado, anotando-se o valor na tabela a seguir. Os grãos de agregado miúdo que ficaram presos nas malhas das peneiras foram retirados passando a escova, de modo que nenhuma partícula fosse perdida.
Ao final do processo, comtodos os valores dos pesos retidos em cada peneira e no fundo do conjunto, foi feito o cálculo de composição granulométrica, definindo-se os percentuais de material retido e o percentual retido acumulado.
O percentual retido acumulado em relação a cada peneira da série utilizada forneceu os dados para a definição da curva granulométrica do agregado miúdo em estudo. Também foi definido o módulo...
tracking img