Relatorio histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
CURSO: BACHARELADO EM EMFERMAGEM
DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

MANUSEIO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO, DIFERENCIAÇÃO DE CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS, TECIDO EPITELIAL.

1. Introdução
No primeiro instante da aula foram explicadas pela docente as partes, o funcionamento e o manuseio do microscópio de luz. Depois cada alunodirigiu-se a um microscópio na bancada onde foi tido o primeiro contato com este e utilizado para o manuseio lâminas com células eucarióticas ou procarióticas focadas na objetivas de 10x, 20x e por último na de 40x a qual visualização foi desenhada. Em um segundo momento foi utilizado na espécime diferentes lâminas de tecido epitelial focada nas objetivas de 40x a qual visualização também foidesenhado.
No microscópio de luz, as preparações coradas são examinadas por iluminação que atravessa a espécime. O microscópio é composto por partes mecânicas e ópticas (Junqueira). Este ultima é composto por um sistema de três lentes: condensadora, objetivas e oculares. A primeira projeta a luz sobre o objeto em observação. A segunda projeta uma imagem ampliada do objeto em direção à ocular, quenovamente amplia a imagem e a projeta na retina. A ampliação total é calculada multiplicando-se o aumento da objetiva pela ocular. Entre as partes mecânicas temos o parafuso micrométrico e o macrométrico que controlam o ajuste do foco e o charriot que controla o movimento da platina.
A célula é a unidade morfofisiológica de todo e qualquer ser vivo. De acordo com a organização de seu núcleo podemosclassificá-las como procariontes e eucariontes. A procariótica não possui núcleo, o seja, o material genético fica disperso no citoplasma e na eucariótica o material genético fica protegido no núcleo que é revestido por membrana. Esses dois tipos celulares foram visualizadas nas lâminas que continham diversos tecidos, como sangue, saliva, esperma e colônia de bactérias. Um exemplo de célula eucarióticaestá na lâmina 6 e de eucariótica na lâmina 5.
A célula procariótica é relativamente mais simples que a eucariótica, em seu interior não há compartimentos nem estruturas membranosas. A célula eucariótica apresenta em seu interior inúmeros compartimentos e estruturas membranosas que desempenham funções específicas como digestão, transporte e armazenamento de substâncias (Amabis). Apesar de nomicroscópio óptico não ser possível visualizar essas estruturas é possível verificar a presença ou não do núcleo.
Num segundo momento foram observadas sete lâminas de tecido epiteliais na objetiva de 40x onde cada uma foi desenhada vista a possível visualização e classificada de acordo com o número de camadas, forma das células e quanto à presença de especializações de superfícies. Além de seridentificada cada estrutura que o compõe.
Os epitélios são células poliédricas justapostas, entre as quais há pouca substância extracelular. As células epiteliais geralmente aderem firmemente umas às outras por meio de junções intercelulares. Esta característica permite que estas células se organizem como folhetos que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo ou que se organizem em unidadessecretoras (Junqueira).
As células epiteliais possuem forma variável e a forma núcleo geralmente acompanha a forma da célula. Isso é de grande utilidade, pois raramente é possível distinguir os limites entre as células epiteliais utilizando microscópios ópticos e a forma do núcleo nos dará a idéia sobre a forma da célula e se elas estão organizadas em uma ou em diversas camadas.
Os epitélios podemser classificados como de revestimento ou glandulares. Os primeiros atuam no revestimento da superfície ou cavidades do corpo e o segundo na secreção de muco, proteínas, hormônios e enzimas. Os de revestimento quanto ao número de camadas podem ser simples (camada única) ou estratificado (diversas camadas). Quanto à forma da célula, podem ser pavimentoso (a célula e o núcleo possui forma...
tracking img