Relatorio gravimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DO CALCÁRIO

2 – INTRODUÇÃO

A análise gravimétrica baseia-se na transformação do componente a determinar num material de composição bem definida, isto é, o constituinte a dosear é separado dos outros constituintes da amostra, seguindo um processo conveniente e tratamento adequado (seco e/ou calcinado) sendo depois determinada a massa do constituinte que se encontrasob a forma de uma substância de composição fixa e conhecida. Técnicas usadas em gravimetria têm como objetivo determinar macroconstituintes da amostra, por pesagem direta deste elemento puro ou de um derivado com composição conhecida e bem definida.

Vantagens da análise gravimétrica:

As operações unitárias utilizadas são de fácil execução e boa reprodutibilidade;

Usa-seequipamentos simples e de baixo custo;

É um método muito utilizado na determinação de macroconstituintes da amostra (faixa de porcentagem);

Desvantagens da análise gravimétrica:

O tempo necessário para execução da análise, geralmente, é longo;

O grande nº de operações necessárias pode levar a uma série de erros acumulativos;

Os erros podem ser devidos a falhas de execução ouerros devidos a elementos interferentes existentes na amostra original;

Esse método analítico não pode ser utilizado para determinar microconstituintes da amostra (faixa de g/mL ou g/mL) devido à falta de sensibilidade do método.

As etapas sucessivas ou operações unitárias que compõem a análise gravimétrica são:

Preparação da solução - A quantidade de substância utilizada numa análisequímica é de cerca de 1 g, todavia, deve-se tomar os cuidados e precauções necessárias para que essa pequena quantidade represente fielmente o material cuja composição se quer determinar.

Precipitação - Para início da análise gravimétrica é necessário que o elemento desejado esteja em solução. Prepara-se, portanto, uma solução conveniente através de um tratamento químico escolhido deacordo com a natureza da amostra a ser analisada.

Digestão - É o tempo em que o precipitado, após ter sido formado, permanece em contacto com a água-mãe. A digestão é o processo destinado à obtenção de um precipitado constituído de partículas grandes, o mais puro possível, e de fácil filtração.

Filtração - É a separação do precipitado do meio em que se processou sua formação. A maneiracomo é feita a filtração dependerá do tratamento a que o precipitado será submetido na secagem ou calcinação, conforme o caso.

Lavagem - Após a filtração do precipitado, deve-se submetê-lo a um processo de lavagem para remover parte da água-mãe que nele ficou retida e eliminar as impurezas solúveis e não voláteis.

Secagem ou Calcinação - Após a filtração e a lavagem, o precipitado deveser secado ou calcinado para depois ser pesado.

Pesagem

Cálculos

3 - OBJETIVOS

A análise em gravimetria tem como objetivo aplicar técnicas de Química Analítica, para a partir da base teórica e experimental, aplicarmos no dia-a-dia da atuação de um profissional da Engenharia Química. Na prática gravimétrica do calcário, podemos descobrir o percentual constituinte da amostrafornecida, utilizando a base teórica da análise.

As características gravimétricas do calcário são:

Umidade;

Resíduo Insolúvel;

Determinação do ferro e alumínio;

Determinação de cálcio;

Determinação de magnésio

4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foi seguido conforme a ficha do experimento “Análise Gravimétrica do Calcário” fornecida em laboratório pelo professorda disciplina.

5 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

UMIDADE

Iremos agora determinar a porcentagem de umidade presente na amostra de calcário fornecida. Para isso tal amostra foi deixada na estufa a 100oC por uma hora, e após, novamente pesada:

Os pesos obtidos foram:

Cadinho: 10,4818g

Calcário: 1,0511g

Massa do conjunto após aquecimento: 11,5312g

.1...
tracking img