Micro e macro econonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia de Goiás
A soja é o produto da maior importância na agricultura goiana, representa 51% do total das lavouras. Goiás o 3º maior produtor nacional, com uma área colhida de 2,17 milhões de hectares e produtividade de 2,90 toneladas por hectare. 
O milho é a segunda cultura com maior peso na lavoura goiana, sendo a quinta no ranking nacional. A produtividade média goiana no cultivo demilho, de 4,7 t/ha, é a melhor entre os estados produtores do grão, apresentando taxas crescentes nesses últimos anos. A alta produtividade reflete a adoção de tecnologia de ponta e sementes altamente selecionadas no cultivo do grão. O maior produtor goiano de milho é o município de Jataí, que produz 12% da produção goiana.
A produção de feijão em Goiás destaca-se na 4ª posição no ranking nacional, eem 1ª posição entre os estado da Região Centro-Oeste. O cultivo do feijão está presente em vários municípios goianos. O bom desempenho é resultado das modernas práticas adotadas por produtores especializados, que utilizam colheitas mecanizadas, sementes selecionadas e sistema de irrigação, aumentando significativamente a produtividade do grão. O município de Cristalina é o maior produtorbrasileiro de feijão, com uma produção de 97,4 mil toneladas. O rendimento médio alcançado nessa cultura em Goiás, de 2.371 kg/ha, é, destacadamente, o maior do País.
Goiás é líder na produção de tomate industrial, onde predomina o cultivo do tomate rasteiro, com produção de 800 mil toneladas em 2007. O Estado de Goiás produz 22,63% do tomate nacional, sendo responsável por 94,04% da produção da regiãoCentro-Oeste. Os municípios de Itaberaí, Cristalina, Morrinhos e Piracanjuba são os maiores produtores de tomate do Estado. 
A produção goiana de cana-de-açúcar passou de 10,042 milhões de toneladas no ano de 2000, para 19,85 milhões no ano de 2007, refletindo as excelentes cotações dos seus principais derivados, o açúcar e o álcool. 
O estado tem procurado reunir esforços no sentido de se tornarà nova rota do setor sucroalcooleiro na região, concedendo incentivos fiscais através dos programas Fomentar/Produzir e criação do Fundo de Incentivo ao Biodiesel – Funbiodiesel, que tem como objetivo principal incentivar a pesquisa, inovação e o desenvolvimento tecnológico em todas as etapas da cadeia produtiva do biodiesel. 
Altamente expressiva, a pecuária goiana possui forte participação naeconomia e posiciona o Estado entre os maiores produtores brasileiros. Goiás conta com um rebanho bovino de 21,4 milhões de cabeças o que representa em torno de 10% do rebanho nacional. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking brasileiro. 
A tendência da bovinocultura goiana é de grande crescimento, principalmente devido à maior procura no mercado internacional. Fato relevante para o desenvolvimentodo agronegócio goiano foi o reconhecimento, através de certificação internacional, de Zona Livre de Febre Aftosa, com vacinação, o que veio potencializar a exportação de carne bovina. 
A abundância de matéria-prima fez com que grandes empreendimentos do ramo da indústria alimentícia transferissem suas plantas industriais para Goiás, o que possibilitou maior agregação de valor aos produtos daagropecuária, que, há pouco tempo atrás, eram comercializados in natura em sua quase totalidade. São diversos produtos beneficiados no Estado, os principais são derivados da soja, milho, cana-de-açúcar e leite, tomatados, massas, conservas, biscoitos e frigoríficos (de bovinos, suínos e aves). Neste setor ainda há que se destacar a importante produção de bebidas (refrigerantes, cervejas, sucos e águamineral).
Dentre as indústrias do ramo alimentício, deve-se destacar a Perdigão, processadora de carnes de aves e suínos, no município de Rio Verde. Há ainda grandes empresas como a Caramuru, Comigo e Granol, que são gigantes da área de óleos vegetais.
O Estado possui hoje um dos maiores pólos farmacêutico do País - com 23 empresas - e o primeiro na fabricação de medicamentos genéricos. A...
tracking img