Micro e macro econonia

1235 palavras 5 páginas
Economia de Goiás
A soja é o produto da maior importância na agricultura goiana, representa 51% do total das lavouras. Goiás o 3º maior produtor nacional, com uma área colhida de 2,17 milhões de hectares e produtividade de 2,90 toneladas por hectare.
O milho é a segunda cultura com maior peso na lavoura goiana, sendo a quinta no ranking nacional. A produtividade média goiana no cultivo de milho, de 4,7 t/ha, é a melhor entre os estados produtores do grão, apresentando taxas crescentes nesses últimos anos. A alta produtividade reflete a adoção de tecnologia de ponta e sementes altamente selecionadas no cultivo do grão. O maior produtor goiano de milho é o município de Jataí, que produz 12% da produção goiana.
A produção de feijão em Goiás destaca-se na 4ª posição no ranking nacional, e em 1ª posição entre os estado da Região Centro-Oeste. O cultivo do feijão está presente em vários municípios goianos. O bom desempenho é resultado das modernas práticas adotadas por produtores especializados, que utilizam colheitas mecanizadas, sementes selecionadas e sistema de irrigação, aumentando significativamente a produtividade do grão. O município de Cristalina é o maior produtor brasileiro de feijão, com uma produção de 97,4 mil toneladas. O rendimento médio alcançado nessa cultura em Goiás, de 2.371 kg/ha, é, destacadamente, o maior do País.
Goiás é líder na produção de tomate industrial, onde predomina o cultivo do tomate rasteiro, com produção de 800 mil toneladas em 2007. O Estado de Goiás produz 22,63% do tomate nacional, sendo responsável por 94,04% da produção da região Centro-Oeste. Os municípios de Itaberaí, Cristalina, Morrinhos e Piracanjuba são os maiores produtores de tomate do Estado.
A produção goiana de cana-de-açúcar passou de 10,042 milhões de toneladas no ano de 2000, para 19,85 milhões no ano de 2007, refletindo as excelentes cotações dos seus principais derivados, o açúcar e o álcool.
O estado tem procurado reunir esforços no sentido de se tornar

Relacionados

  • Micro e macro econonia
    613 palavras | 3 páginas
  • Semanário eja
    2830 palavras | 12 páginas
  • Administração Financeira e Orçamentaria
    8808 palavras | 36 páginas
  • Exercicio
    44232 palavras | 177 páginas