Relatorio global challange

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra

Ano Lectivo: 2010/2011
Curso/Ramo: Gestão de Empresas – Recursos Humanos
Unidade Curricular : Simulação Empresarial II
Docente : António Calheiros
Discentes - Grupo Cinza:
-André Pombeiro Alexandre nº 9228
-Telma do Coito Almeida nº 9323
Tema: Relatório - Ronda prática nº 7

Coimbra, 31 Maio de 2011Introdução
O presente relatório surge na sequência da sétima e derradeira batalha do projecto virtual, que nos foi proposto como desafio inicial para este semestre, inserido na unidade curricular de Simulação Empresarial do ramo de Recursos Humanos. Durante um período de sete rondas semanais – correspondendo cada uma delas a um ano comercial – as dozes equipas participantes foram, então, desafiadas aassumir o papel de gestores de empresas de tecnologias móveis, adjacente a um vasto mercado que se estende a três continentes: América, Ásia e Europa. Todas as estratégias, nas diferentes secções, contribuirão directamente para um objectivo comum: maximização de lucros, destacando-se dos colegas concorrentes e alcançar, dessa forma, a liderança global e obtenção de melhores resultados.
Cada vezmais próximos da meta, e conscientes de tudo o que isso implica, a concentração e empenho no estudo da estratégia a aplicar, reflectem-se cada vez mais, facto oriundo de toda a competição gerada entre as várias equipas e a vontade de obter os melhores resultados quanto possível.
Este Simulador de Gestão – Global Challenge, que na realidade decorreu durante oito rondas (treino+7), permitiu-nos nãosó adquirir novas competências mas também assimilar e integrar conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura, reflectindo-se agora num conjunto de componentes combinadas, cruciais na estratificação de planos e análises, bem como os seus resultados adjacentes.
Ainda que com algumas limitações no jogo, face ao seu contexto empresarial, esta experiência permitiu-nos consciencializar dacomplexidade de uma empresa, especificamente de uma empresa internacional.
Ao longo deste trabalho, foi-nos imposto também o desenvolvimento de capacidades de identificação e análise de variáveis organizacionais e contextos específicos.
A exploração do campo financeiro também foi relevante, no que diz respeito às nossas tomadas de decisões e suas implicações nos resultados.
Ainda nest alinhamento,importa destacar a cooperação de trabalho em equipa, proporcionada por esta singular experiência.
Em jeito de balanço, a equipa “Cinza” considerou todo este processo bastante pedagógico e enriquecedor, por todos os problemas inerentes à gestão de forma integrada, evidenciando toda a sua natureza sistémica. Foi-nos necessário desenvolver o nosso raciocínio bem como as nossas competências analíticas,traduzindo-se num cenário real, tão próximo quanto posssível.
Neste contexto dinâmico, num cenário indeterminado e por vezes equívoco, que fomos confrontados com a necessidade de identificação de situações, antecipar evoluções, tomar decisões e colher resultados.
Numa perspectiva global, fomos assim obrigados em grupo a formular estratégias que se alargaram a diferentes campos: Procura,Produção, Marketing, I&D e Finanças.
Esta simulação foi possível a partir de um software de apoio, desenvolvido pela CESIM, uma empresa finlandesa especializada em sistemas de apoio à aprendizagem, conjugado com relatórios semanais, realizados em grupo, proporcionando acima de tudo competitividade e interacção com todos os colegas, dentro e fora dos grupos.
Servimo-nos deste relatório, marco dodesafio, para felicitar todos os participantes deste jogo, não apenas os seus participantes directos, mas também os Professores que sempre nos acompanharam ao longo de toda esta jornada, no nosso caso concreto, ao Excelentíssimo Professor António Calheiros.
Aproveitamos este momento final, para anunciar e identificar o nosso alvo da mira: os nossos concorrentes, mais especificamente colegas, ora os...
tracking img