Relatorio gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA
REFERÊNCIA
O caderno os alunos e as alunas da EJA é de autoria de Elisabete Costa, Sônia Carbonell Álvares e Vera Barreto.
O texto destina a educadores, trazendo informações que ajudam a conhecerem quem são seus alunos, abordando o porquê de procurarem os cursos, o que desejam e para que, o que sabem e o que não sabem.

VISÃO DE MUNDO DOS ALUNOS E ALUNAS DA EJAOs alunos e alunas de EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivência social, familiar e profissional.

OS CONHECIMENTOS JÁ ADQUIRIDOS
A aprendizagem escolar, só se torna significativa para o(a) aluno(a) se fizer uso e valorizar seus conhecimentos anteriores, se produzir saberes novos, que façam sentido na vida fora da escola, sepossibilitar a inserção do jovem e adulto no mundo letrado.
A PROCURA PELA ESCOLA
Grande parte dos alunos jovens e adultos, que buscam a escola, esperam dela um espaço que atenda às suas necessidades como pessoas e não apenas como alunos que ignoram o conhecimento escolar. Por outro lado, todos eles acreditam que a escola possa imprimir-lhes uma marca importante e por isso apostam nela.
VALE A PENAPENSAR...
Os jovens e adultos buscam na escola, sem dúvida, mais do que conteúdos prontos para serem reproduzidos. Como cidadãos e trabalhados que são, esses alunos querem se sentirem sujeitos ativos, participativos e crescer cultural, social e economicamente.
AS DIFERENTES RAÍZES CULTURAIS
Nos centros urbanos, um traço presente nas classes de educação de jovens e adultos é o da diversidadede origens. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
AS MARCAS DA EXLUSÃO
Educar a favor dos pobres é educar para a transformação da sociedade geradora da pobreza.
A BAIXA AUTO-ESTIMA
O sucesso escolar produz auto-estima e um grande efeito de segurança no(a) aluno(a), enquanto o fracasso causa grandes estragos na relação consigomesmo. As situações de fracasso escolar produzem marcas que afetam profundamente a identidade e ferem a auto-estima do(a) aluno(a) jovem e adulto.
A MARCA DO TRABALHO
As alunas e alunos da EJA, em sua maioria, são trabalhadores e, muitas vezes, a experiência com o trabalho começou em suas vidas muito cedo. É comum, ainda, que nos centros urbanos, estes alunos tenham realizado um sem-número deatividades cuja renda completava os ganhos da família: guardar carros, distribuir panfletos, auxiliar em serviços na construção civil, fazer entregas, arrematar costuras, cuidar de crianças etc. A grande maioria dos alunos são trabalhadores que chegam para as aulas após um dia intenso de trabalho.
O QUE A ESCOLA REPRESENTA PARA OS JOVENS E ADULTOS
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE SOCIABILIDADE
É no contatocom o outro e na vivência de relações e experiências diversas que enriquecemos nosso modo de ver e agir no mundo. Nesse sentido, a escola desempenha um papel importante: o de proporcionar esse encontro do(a) aluno(a) com as outras possibilidades de relação e de realização pessoal.
COMO FAVORECER ESSA REDE DE RELAÇÕES?
Propor que pensem juntos sobre um problema enfrentado por todos nacomunidade local pode ser interessante para que os alunos falem sobre sua experiência particular em relação a esse problema e que, juntos, discutam ideias, compartilhem alternativas e encontrem soluções viáveis. Tratar do que é comum diminui distâncias, aproxima as pessoas e, consequentemente contribui para o estreitamento de vínculos e enriquecimento pessoal.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INSERÇÃO SOCIALDesde Freire, a educação de jovens e adultos vem caminhando na direção de uma educação democrática e libertadora, comprometida com a realidade social, econômica e cultural dos mais pobres. No entanto, ainda temos muito por construir nessa situação.
O conceito de conhecimento na escola e nas classes de EJA não deve perder essa dimensão de tornar os alunos mais capazes de agir de forma autônoma e...
tracking img