Relatorio final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
JANDIRA RABELO =224169









RELATÓRIO FINAL
















POLO SANTA CRUZ ,RIO DE JANEIRO,2012





Rio de Janeiro
2012

1-Introdução:

O Objetivo da elaboração deste trabalho, e falar da minha primeira experiência como estagiária do Serviço Social, falar de uma teoria xprática no cotidiano de um longo caminho á percorrer, participar de um Projeto de intervenção para o atendimento das crianças e adolescentes da APROSES e identificar as vulnerabilidades sociais que está sendo apresentado, é de suma importância para uma intervenção eficaz e eficiente que o Assistente Social reflita sobre a realidade Social alcançando o mais próximo. Entender a realidade social paraatingir e alcançar seus objetivos e metas.

























1-contextualização histórica

O Exército da Salvação surgiu na Inglaterra, em 1865, em meio a Revolução Industrial, numa sociedade que passava por uma das maiores transformações da sua história tendo como missão “Ir ao encontro das necessidades humanas em nome de Jesus, sem discriminação”. O fundadordo Exército da Salvação foi Willian Booth que tinha o objetivo de suprir as necessidades espirituais e físicas que afligiam milhares de homens, mulheres e crianças dos bairros miseráveis de Londres, na Inglaterra.
Em 1922, o Exército da Salvação chegou no Brasil com a preocupação de atender o ser humano de forma integral, procurando qualquer forma que pudesse demonstrar o amor de Deus a todas aspessoas de forma prática.Em 28 de Dezembro de 1973 a organização passou a incorporar o nome Assistência e Promoção Social Exército de Salvação (APROSES). No Rio de Janeiro a APROSES desenvolve um programa de apoio sócio-educacional em meio aberto para crianças e adolescentes, em duas unidades: Centro Sócio Educativo do Méier e Projeto Integração Grajaú.
A APROSES tem como foco central das açõesque promove a atenção ao ser humano de forma integral, principalmente, em se tratando do Programa de Apoio Sócio-Educacional em Meio Aberto, de crianças e adolescentes.






1.1-IDENTIFICAÇÂO DA INSTITUIÇÂO
A APROSES Méier está localizada na Rua Garcia Redondo, nº 103 Bairro Cachambí, onde as atividades são realizadas numa casa que possui uma sala de reuniões,um escritório onde todas as questões administrativas são resolvidas, salas de estudos, sala de vídeo, biblioteca, uma copa-cozinha, área de lazer com campo de futebol e um amplo estacionamento e bem arborizados. Dessa forma, esta instituição se propõe a ser uma base de apoio a crianças e adolescentes em prol da superação da situação de vulnerabilidade social, primando por oportunizar que ascrianças e adolescentes se desenvolvam integralmente.

1.2-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Agentes Institucionais - Formado pelo Gestor maior, que é intitulado como Capitã.
Agentes Privilegiados - Formados pelos os professores, pois lidam diretamente com o público a ser trabalhado que são as crianças e adolescentes. Eles têm um bom relacionamento comos alunos e os professores, são educadores formados e alguns moradores da própria comunidade.


Agentes Subordinados - Formados por profissionais que compõem o quadro de funcionários tais como: uma pedagoga, a assistente social, os estagiários de Serviço Social.


Pessoal institucional – a APROSES possui um corpo de funcionários que prestam serviços indispensáveis àorganização que são: A secretária, a cozinheira, uma auxiliar de serviços gerais de acordo com as informações acima descrevemos:




















2-OBJETIVO INSTITUCIONAL

O Assistente Social se insere na Assistência e Promoção Social Exército da Salvação (APROSES), projeto de integração, com base nas particularidades do projeto, desenvolvendo...
tracking img