Refinario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Rnest, Refinaria do Nordeste, ou Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca (região metropolitana de Recife ) em Pernambuco , será a primeira refinaria de petróleo inteiramente construída com tecnologia nacional. A Petrobras considera que essa refinaria será a mais moderna já construída em território nacional, pois será a primeira adaptada a processar 100% de petróleo pesado como mínimo de impactos ambientais e produzir combustíveis com teor de enxofre menor do que o exigido pelos padrões internacionais mais rígidos, de 10 ppm de enxofre.


Capacidade de refino prevista

O parque de refino da Abreu e Lima será orientado principalmente para produção de óleo diesel, o derivado de maior consumo no País. Cerca de 65% dos derivados ali produzidos serão de óleo diesel,que utilizará novas tecnologias para produzir até 27% a mais de diesel do que o normal, e com baixíssimo teor de enxofre. O diesel é o derivado de maior importação do Brasil e sua produção no Nordeste permitirá atender à crescente demanda por derivados na região e o excedente poderá abastecer ainda o mercado nacional.
Inicialmente era previsto que a Refinaria teria capacidade para processar 200mil barris por dia de petróleo, utilizando o petróleo pesado do Brasil e também da Venezuela, países que possuem grandes reservas. A produção anual prevista para esta unidade da Petrobras ainda inclui 682 mil m³ de nafta petroquímica, 1.236 mil toneladas de GLP, 9,5 milhões de toneladas de diesele 2,2 milhões de toneladas de coque. Esta refinaria também produzirá o chamado "H-Bio, a partir damistura de biodiesel com diesel comum.
O plano de negócios da Petrobrás de 2008 passou a prever uma ampliação na capacidade de refino da Abreu e Lima para 240 mil barris por dia, existindo a possibilidade de uma nova expansão para até 500 mil barris por dia, o que tornaria esta a maior refinaria do país .

A construção da refinaria

As primeiras obras relacionadas ao projeto de construção daunidade de refino tiveram início em 2007. A fase inicial das obras de terraplenagem foi completada. Ainda em 2009 foi iniciada a construção civil dos prédios administrativos e de suporte da Refinaria, incluindo a construção da Casa de Força, concluída em junho de 2009, com potência total instalada de 150 MW, que suprirá as grandes necessidades de energia da refinaria. A previsão era de que até 2011estejam concluídas as obras e tenha início seu funcionamento. Contudo, isso não aconteceu, no final de 2011 a refinaria ainda não tinha entrado em operação.
Para fortalecer sua política de gestão social a Petrobras está priorizando também a contratação de fornecedores locais para a Refinaria Abreu e Lima.
Para a primeira fase da obra, a terraplanagem, foram contratadas 2.800 pessoas, sendo que 95%dos trabalhadores foram arregimentados no próprio estado de Pernambuco – uma das premissas do empreendimento. As chuvas normalmente intensas nesta região (1.500 mm/ano), provocaram alagamentos em todo o Estado e atrasos no cronograma desta etapa das obras

Histórico: projetos e planejamento

Desde os anos 1970 se discutia a necessidade de construção de uma refinaria capaz de processarsimultaneamente o petróleo pesado nacional e o importado da Venezuela, na época o maior produtor de petróleo da América do Sul Os primeiros projetos discutidos entre o governo e a Petrobras já previam a instalação de uma refinaria no Norte ou Nordeste do Brasil, para baratear os custos de frete e aumentar a geração de emprego e renda na região. Um pré-acordo com a Venezuela prevendo a garantia dofornecimento para esta refinaria chegou a ser fechado, mas não foi implementado.
No início dos anos 1990 a reaproximação entre Brasil e Venezuela reavivou estes planos, a partir dos acordos de La Guzmania, assinados em 4 março de 1994, pelos então Presidentes Itamar Franco e Rafael Caldera. Entretanto os planos acabaram novamente adiados. Nos anos 2000 a aproximação da Venezuela com o Mercosul,...
tracking img