Brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo do pau-brasil (1500 a 1530)
• Chegada dos portugueses ao Brasil em 22 de abril de 1500.

• Portugueses começam a extrair o pau-brasil da região
litorânea, usando mão-de-obra indígena. A madeira era comercializada na Europa.
Fase caracterizada por certa marginalização de Portugal em relação ao Brasil. O interesse português neste momento era o comércio com as Índias. Mais, osportugueses não encontraram na área colonial produtos lucrativos. A não ser o pau-brasil, que seria extraído pelos indígenas. (Imagem I)
• Os portugueses construíram feitorias no litoral para servirem de armazéns de madeira.

• Nesta fase os portugueses não se fixaram, vinham apenas para explorar a pau-brasil e retornavam.


• Época marcada por ataques estrangeiros (ingleses, franceses e holandeses)à costa brasileira.
Portugal enviou outras duas expedições - em 1516 e 1526 - com objetivos militares. Foram as chamadas expedições guarda-costas, comandadas por Cristovão Jacques, com a intenção de prender navios franceses e espanhóis, que praticavam o contrabando no litoral brasileiro. Estas expedições ajudaram para instalação em solo brasileiro ¬dos primeiros povoadores brancos.


Imagem I– Extração do Pau Brasil por Indígenas


Ciclo do açúcar (1530 até século XVII)
• Em 1530 chega ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza com objetivo de dar início a colonização do Brasil e iniciar o cultivo da cana-de-açúcar.
O início da colonização brasileira é marcado pela expedição de Martim Afonso de Souza, que possuía três finalidades: iniciar o povoamento da área colonial,realizar a exploração econômica e proteger o litoral contra a presença de estrangeiros.

Para o povoamento, Martim Afonso de Souza fundou a vila de São Vicente, em 1532 e o primeiro engenho: Engenho do Governador. Também iniciou a distribuição de sesmarias, isto é, grandes lotes de terra para pessoas que se dispusessem a explorá-los. Com este expedição, o sistema de capitanias hereditárias começou aser adotado, iniciando efetivamente o processo de colonização do Brasil.
• A região Nordeste é escolhida para o cultivo da cana-de-açúcar em função do solo e clima favoráveis.

• Em 1534 a Coroa portuguesa cria o sistema de Capitanias Hereditárias para dividir o território brasileiro, facilitando a administração. O sistema fracassou e foi extinto em 1759.
Implantadas em 1534, por D. João III,teria como objetivo garantir a posse colonial e compensar as sucessivas perdas mercantis do comércio com as Índias. Pelo sistema, o ônus da ocupação, exploração e proteção da colônia era transferido para a iniciativa privada. O Brasil foi dividido em 14 capitanias que foram entregues para 12 donatários. O sistema de donatários possuía sua base jurídica em dois documentos:
-Carta de Doação:documento que estabelecia os direitos e deveres do donatário e outorgava a posse das terras ao capitão donatário. É importante notar que o donatário não possuía a propriedade da terra, mas sim a posse, o usufruto; cabendo ao rei o poder ou não de tomar a capitania de volta.
-Foral: documento que estabelecia os direitos e obrigações dos colonos. Pelo regime dos donatários, os capitães donatáriospossuíam amplos poderes administrativos, jurídicos e militares, sendo por isto caracterizado como um sistema de administração descentralizado.

FRACASSO DO SISTEMA
O sistema de capitanias hereditárias fracassou. A falta de recursos financeiros para a exploração lucrativa justifica o insucesso. Duas capitanias prosperaram: São Vicente e Pernambuco, ambos graças ao sucesso da agricultura canavieira.Além do cultivo da cana, a capitania de São Vicente mantinha contatos com a região da Prata


• Em 1549 foi criado pela coroa portuguesa o Governo-Geral, que era uma representação do rei português no Brasil, com a função de administrar a colônia.
Com a criação do Governo-Geral em 1548, pelo chamado Regimento-documento que reafirmava a autoridade e soberania da Coroa sobre a colônia, e...
tracking img