Relatorio filme o closet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carina Vivas
Fernanda
Lecy Mscarenhas

Relatório do filme O CLOSET
e os conceitos de Percepção e Cognição Social

Processos Psicológicos I

Salvador / Bahia

Relatório do filme O CLOSET

e os conceitos de Percepção e Cognição Social






Relatório O relatório relaciona o filme O CLOSET,

exibido em sala de aula, com os conceitos de Percepção

e Cognição Social,estudados na disciplina Processos

Psicológicos I, do curso de Psicologia, da Faculdade

UNIVERSO- Salvador/Bahia, da Professora Ingrid Rapold.

Salvador / Bahia

Objetivo
O relatório relaciona as cenas e os personagens do filme O CLOSET, exibido em sala de aula, com os conceitos de Percepção e Cognição Social, estudados na disciplina Processos Psicológicos I.

Introdução – resumo dofilme
O filme conta a história de um homem, François Pignon (Daniel Auteuil), tímido e sem graça, divorciado que ainda sofre pela separação, e pelo desprezo que a ex esposa e o filho lhe tem, e que está prestes ser demitido, da fábrica de preservativos que trabalha. Sua sorte começa a mudar quando, à beira do suicídio, é salvo pelo novo vizinho, um ex-psicológo de empresa, Belone (Michael Aumont),que o aconselha a “sair do armário”, que ele nunca esteve. A sugestão seria enviar uma fotomontagem à fábrica, que revelaria sua homossexualidade, e o presidente, ao receber a foto, volta atrás da sua decisão de demiti-lo por medo de perder a sua clientela homossexual. Com isso, Pignon vê sua vida modificar totalmente após as fotos se tornarem públicas.
No inicio do filme todos os funcionários seposicionam numa escadaria para tirarem uma foto com todos da fábrica. Muito tímido e sem jeito, Pignon se posiciona como o último à esquerda do degrau mais baixo, mas ainda assim está fora do foco do fotógrafo. Alertado pelo fotógrafo, ele até tenta espremer um pouco as pessoas ao lado, mas logo desiste e acaba excluído da foto.

E o filme termina com a mesma cena da foto. Ele no mesmo lugar,e novamente fica fora de foco, mas diferente do inicio, Pignon já não demonstra o menor constrangimento em dar um forte empurrão e jogar toda a fileira para o lado, permitindo assim ser fotografado (assim como garantiu seu lugar na empresa). Esta cena sinaliza a mudança de postura de Pignon e juntamente a isso, a mudança do olhar de todos os outros personagens em relação a ele.

Entre a primeirae a ultima cena do filme, muitos fatos ocorrem para que esta mudança de olhar ocorra. Essas cenas serão relatadas, relacionando com os conceitos de Percepção e Cognição Social.

Desenvolvimento – relação de conceitos e cenas do filme
Serão relacionados a seguir os conteúdos vistos em sala de aula com as cenas do filme O Closet.

Percepção, primeiras impressões e criação de teorias depersonalidades.

No estudo da percepção, encontra-se a seletividade perceptiva, que é a seleção que é feita quanto ao que perceber diante de vários estímulos apresentados. Esta seleção dependerá de vários fatores: da relação que se tem com o outro (se gosta ver coisas boas, se não gosta só ver coisas ruins), do que mais interessa, do conhecimento ou do conceito que se tem sobre algo ou alguém (aexemplo do preconceito: também selecionará os aspectos que corroborem com a visão preconceituosa)

O filme traz demonstra isso muitas vezes, quando Pignon aparece para todos como gay, o comportamento dele passa a ser percebido como a imagem que as pessoas tem de gay.

Na reunião com o Presidente, o chefe de pessoal faz alguns comentário:
Santini - Não me espanta. Ele jogou no meu time, e logo vique não era macho. Quebrou a clavícula. Não pode calcar suas meias de seda. (risos)

NA conversa entre a colega e a chefa de Pignon.
Ariane - Engraçado, eu já suspeitava. Olhei para ele e vi logo.
Srta. Bertrand - Ah, é?
Ariane - O andar, a delicadeza, os pequenos gestos. Lembro que, quando o conheci, pensei: “Ele é”.
Srta. Bertrand - Eu não vi nada.
Ariane - Não? Observe o jeito de ele...
tracking img