Relatorio farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O processo de absorção tem por finalidade transferir o fármaco do local onde é administrado para os fluidos circulantes, representados especialmente pelo sangue. Em geral existemalgumas opções de vias pelas quais um agente terapêutico pode ser administrado e, por esta razão, o conhecimento das vantagens e desvantagens das diferentes vias de administração é fundamental. Aimportância deste processo de absorção reside essencialmente, na determinação do período entre a administração do fármaco e o aparecimento do efeito farmacológico (tempo de latência), bem como na determinaçãodas doses e escolha da via de administraçãodo medicamento. (GOODMAN, 2005)
São muitas as vias de administração dos medicamentos e por isso na sua preparação deve ser considerada a via a que sedestina e a finalidade que dele se pretende. Há numerosos fatores a considerar para que um dado medicamento origine a resposta terapêutica que dele se pretende. A adequada formulação e a escolha davia de administração são, porém, os fatores dominantes. (PRISTA, 1995)
A administração dos medicamentos não pode ser realizada de forma aleatória ou pela via de preferência, mas sim de maneirasistemática, onde se deve avaliar qual o medicamento e sua quantidade a ser administrada, as condições do paciente, etc., para assim saber qual a via de administração correta. A ingestão oral é o método maiscomumente utilizado para administrar os fármacos. Também é o mais seguro, conveniente e econômico. Suas desvantagens são a absorção limitada de alguns fármacos em função de suas características (porexemplo, hidrossolubilidade); vômitos causados pela irritação da mucosa gastrointestinal; destruição de alguns fármacos pelas enzimas digestivas ou pelo pH gástrico baixo; irregularidade na absorção oupropulsão na presença de alimentos ou outros fármacos; e necessidade de contar com a colaboração do paciente. Além disso, os fármacos presentes no trato GI podem ser metabolizados por enzimas da...
tracking img