Relatorio de regencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Pesquisa de Campo realizado no dia 30 de janeiro de 2013 no PEMA- Parque Estadual de Monte Alegre.
O Parque tem uma vegetação de cerrado que se adaptou ao ambiente rochoso num lugarque quase não tem solo, durante muito tempo essa vegetação predominou por causa do ambiente seco, arenoso e raso, mas com o passar do tempo e com as mudanças climáticas o cerrado vai perdendo espaçopara a floresta, que antes limitava-se a ambientes de refugio onde encontrava o clima mais úmido.
No parque encontra-se também uma grande diversidade de rochas e ambientes que muitos ainda nãoforam estudados. Porém, sabe-se que embaixo existe o embasamento arqueano (complexo guianense), granito, quinasse e recobrindo esse embasamento uma grande camada de rochas metamorfoseadas esedimentares. Isso formou-se no período paleozoico no ambiente raso onde ocorre a formação de rochas sedimentares e químicas, o material para a formação dessas rochas vão sendo depositados nas partes baixas, nocaso, no leito do mar que quanto mais raso e quente favorece a precipitação de carbonato. Esse tipo de solo tem muito material sedimentar, como: arenito, silício, folhedo e outros. O folhedo é umarocha com a coloração escura e cheia de camadas que é formada normalmente em lagos e mares rasos e calmos.
A região da cidade de Monte Alegre é cerca de serras que foram formadas há muitos anosatrás com a deposição marítima no final do Período Paleozoico para inicio do Mesozoico onde houve eventos tectônicos que ergueu esse entorno numa configuração domo. Nesse mesmo período ocorreu a aberturado Oceano Atlântico através de abalos sísmicos separando o Brasil e a África e consequentemente as regiões brasileiras como a região Norte. Com esses eventos a mudança no’ solo foi inevitável, o queantes estava abaixo do mar passou a ficar a cima do nível do mar. Um exemplo claro disso é a Pedra do Pilão.


A formação da Pedra do Pilão se deu através dos depósitos marítimos que foram...
tracking img