Sistema internacional de unidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES.
* QUILO.
* MEGA.
* TESLA.
* MILLI.
* MICRO.
* PICO.
* CONVERÇÃO DESTAS UNIDADES.
ALUNO :ALESSANDRO SOUZA DE OLIVEIRA
TURMA : TCL6833.1N

1. INTRODUÇÃO.

Neste trabalho exploraremos apenas algumas unidades do sistema internacional de unidades (s.i.u) , com seus múltiplos e submúltiplos, e formasde conversão destas mesmas unidades de medidas especificas.
A Metrologia aplica-se a todas as grandezas mensuráveis, nomeadamente às dimensões lineares e angulares das peças mecânicas. Mais genericamente aplica-se a todos os processos que envolvam medição de uma qualquer grandeza, independentemente da sua precisão. Assim a metrologia aplica-se quer a uma peça destinada ao motor de umautomóvel, com precisão da ordem dos micrómetros, quer à medição de distâncias por estrada entre localidades, onde a precisão é claramente
bem menor. Nenhum processo de maquinagem permite realizar rigorosamente uma dimensão previamente fixada pelo desenho. Além disso importa conhecer o valor do erro tolerável – tolerância - antes de escolher os meios de fabrico e de controlo mais convenientes. Medir everificar são duas operações realizadas diariamente, sendo necessário saber executá-las devidamente. Mas antes vamos estabelecer uma distinção entre estas operações.
* MEDIÇÃO – comparação de duas grandezas da mesma espécie. Medir uma grandeza é compará-la com outra da mesma espécie, tomada para termo de comparação. Ao termo de comparação chama-se UNIDADE DE MEDIDA e ao resultado dacomparação MEDIDA DA GRANDEZA.
* VERIFICAÇÃO – confirmação que uma medida tem o valor pretendido, indicado no desenho. É uma operação indispensável para garantir que uma peça acabada está de acordo com os requisitos do desenho.
Por exemplo, ao dizermos que o diâmetro de uma moeda de 1 € é de 23mm, o diâmetro é a grandeza, a moeda é o objeto, 23mm é a dimensão e mm é a unidade.
Para efetuarmedições (ou verificações) é necessário que exista uma UNIDADE DE MEDIDA – termo de comparação. Mais concretamente deverão existir diversas unidades de medida, uma vez que cada grandeza deverá ser comparada com uma unidade da sua espécie. Não faz qualquer sentido medir uma temperatura em
segundos ou uma corrente eléctrica em moles. Torna-se também conveniente garantir que as unidades de medida decada grandeza sejam reprodutíveis e semelhantes internacionalmente. Assim foram sendo adoptadas unidades para o comprimento, a massa, o tempo, etc.
A escolha das unidades de medida foi, inicialmente, definida de diferentes formas em diversos países. Ainda hoje podemos encontrar, e até mesmo utilizar, exemplos da existência de diferentes unidades para a mesma grandeza : metro e pé, Pascal elibras por polegada quadrada ( ao acertar a pressão dos pneus ), litro e galão, quilómetro e milha, grama e onça, etc. A evolução da técnica e a necessidade de incrementar as relações comerciais entre os países levou a um esforço no sentido da normalização das diversas unidades, levando assim a que estas sejam utilizadas e aceites em todo o mundo. Surge assim o SI – Sistema Internacional deUnidades.

2. TESLA.
Nikola Tesla (Nicola Tesla) (Smiljan, Império Austríaco, 10 de Julho de 1856 — Nova Iorque, 7 de Janeiro de 1943) foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Era súdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão estadunidense. Tesla émuitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da idade moderna, um homem que "espalhou luz sobre a face da Terra". É mais conhecido pela suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alterna...
tracking img