Relatorio estagio creche (0 a 3 anos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Relatório do Estágio Supervisionado de Educação Infantil de 0 á 3 anos do curso de pedagogia da Unesp Araraquara que foi solicitado pela professora Fátima N. A.Costa, visando como tema da unidade temática a Criança e a Escola.
A capacidade da criança de ter confiança em si próprio e sentirem-se aceita, ouvida, cuidada e amada oferecem segurança para a formação pessoal e social. Apossibilidade de desde muito cedo efetuar escolhas e assumir pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da autonomia, essencial para que a criança se sinta feliz e realizada.
O estimulo da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. No cotidiano se estreitam laços afetivos que uma criança pode estabelecer com as outras e com os adultos,mostrando a necessidade do outro e valorizando sua importância que contribui para o enriquecimento de si próprios, pois propiciam o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens sócio-culturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativa.
O Estágio foi à observação da prática pedagógica, a fimde adquirir conhecimentos e experiências realidade da educação infantil, proporcionando igualmente para nós futuros profissionais uma base para análise e reflexão sobre o papel do educador e sua função na promoção de contextos educativos de qualidade em articulação com as famílias.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Realizado o estágio no CER ANTONIO TAVARES PEREIRA LIMA, onde observamos todaestrutura física e organização pedagógica da escola.

A escola localiza-se na Av Nossa Senhora Aparecida, no bairro JARDIM PINHEIROS, na cidade de ARARAQUARA. Perto a um posto de saúde que atende a população circundante.
A escola acima citada possui fácil acesso, rua pavimentada tranqüila com pouco tráfego de pessoas e veículos. É uma escola da rede municipal que oferece a comunidade o ensinode educação infantil, creche e pré-escola. Atende alunos de baixa renda, como se pode notar na paisagem periférica. A mesma funciona em dois turnos: matutino e vespertino. A interação de professores e funcionários acontecem de forma amigável sem distinção e quanto aos alunos com alunos, por mais que aconteçam travessuras, são crianças que mantém uma relação saudável. O horário de funcionamento daescola de manhã é de 07h30min às 11h30min e a tarde de 13h00min as 17h00min.
A área da creche conta com três salas (B1, B2, C.I.), uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, três pátios, banheiros a serviço dos alunos, um banheiro para funcionários, um refeitório com mesas apropriadas.
A instituição possui materiais didáticos pedagógicos onde os professores utilizam fantoches,histórias infantis, TV, DVD, radio, cantinho da leitura, jogos didáticos e outros.
ROTINA E OBSERVAÇÃO
A presença do estagiário na sala de aula observa-se que as crianças ficaram muito curiosas e se relacionaram muito bem com essa presença.
A rotina da creche já se mostra a partir da chegada das crianças na escola. Elas já são recebidas por seus respectivos professores e dão inicio aodia de aula. A relação das crianças de diferentes idades se dava principalmente nos pátios onde não há divisórias, e no horário do almoço, reunido algumas salas para a refeição.
No B1, com crianças de 6 messes a 1 ano, alem do almoço eram oferecido lanche matinal, e suco na volta do pátio. Uma das marcas do desenvolvimento para o berçário 2, é o momento em que a criança começa a comer sozinha.No B2, a relação entre as crianças passa a ser mais coletivizada, pois brincam juntas, possibilitando maior interação e o estimulo a fala, pois nesse período (volta dos 2 anos) as crianças já começam a balbuciar algumas palavras. Nessa fase faz parte da rotina visitas a sala de leitura, onde as crianças ouvem historias e musicas, iniciando o pensamento lúdico da criança.
No horário do...
tracking img