Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filósofos Iluministas

Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça no ano de 1712 e morreu em 1778. Rousseau foi um pensador bastante fértil.
Escreveu obras sobre aquestão social, sobre o Estado e tratado sobre educação. Dentre os vários livros que escreveu podemos tomar como sendo os mais importantes: “ Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdadeentre os homens” no qual expôs sua teoria sobre a questão social; "O Contrato Social" , obra onde desenvolve suas idéias sobre o pacto social entre os homens e o "Emílio ou da Educação", livro em queo filósofo sistematiza um plano de educação para seu personagem fictício, o Emílio.
Rousseau defende em suas obras que o homem viveu originalmente no estado natural no qual era muito feliz, sendoeste estado, realmente, um verdadeiro paraíso. Para Rousseau, no estado natural quase não havia conflitos, uma vez que não existia a propriedade privada e cada homem era igual a seu semelhante.
Mas,algum tempo depois surgiram certos males, devido ao fato de alguns homens terem demarcado pedaços de terra e dito: “isto é meu”. Foi a partir daí que surgiu as várias formas de desigualdades sociaisexistentes. E assim, surgiu a impostura, a ambição, a fraude e toda espécie de males. A única esperança de garantir os direitos de cada um foi organizar uma sociedade civil e ceder todos os direitos àcomunidade. Essa transferência se realizou por meio de um contrato social onde cada indivíduo concordava-se em submeter à vontade da maioria. Dessa forma nasceu o Estado pela vontade geral.
ParaRousseau, toda soberania passa à comunidade quando se constitui a sociedade civil. Cada indivíduo, ao homologar o contrato social, faz entrega de todos os seus direitos à comunidade submetendo-se a vontadegeral. Dessa forma, o poder soberano não está sujeito a qualquer limitação e a vontade geral expressa pelo voto da maioria constitui o tribunal mais supremo, a última instância de poder. O que a...
tracking img