Relatorio engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS






Maria Mayara de Souza Grilo









ANÁLISE GRANULOMÉTRICA E DETERMINAÇÃO DO PESO ESPECÍFICO, DENSIDADE ABSOLUTA E APARENTE








Prof. Dr. TOMAZ ARAKAKI










João Pessoa, 30 de Novembro de 2010.


SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 01
2. OBJETIVO 01
3. EMBASAMENTOTEÓRICO 01
4. MATERIAS E MÉTODOS 02
4.1 PRÁTICA I (ANÁLISE GRANULOMÉTRICA)........................... 02
4.1.1 Material......................................................................................... 02
4.1.2 Método........................................................................................... 03
4.2 PRÁTICA II (PESO ESPECÍFICO E DENSIDADE REAL)........... 03
4.2.1Material......................................................................................... 03
4.2.1 Método.......................................................................................... 03
5. Resultados e Discussões 04

5.1 Prática I - Análise granulométrica................................................... 04

5.2 Prática II –Peso específico e Densidadereal................................... 07

6. Conclusão 08
7. Referências 08








1. INTRODUÇÃO


A indústria de alimentos prioriza a obtenção do produto final com maior grau de perfeição possível. A limpeza, seleção e classificação geram trabalho e gastos numa fábrica e podem produzir alterações do produto, acarretando defeitos ao mesmo.
O processamento de trigo envolve as etapasde recepção e estocagem dos grãos, limpeza, moagem, peneiramento, purificação e embalagem da farinha. O grau de separação do endosperma é refletido pelo rendimento de moagem da farinha, geralmente referido como taxa de extração.
A produção da farinha de milho compreende as etapas de limpeza, condicionamento, degerminação (opcional), moagem, classificação e embalagem.
A etapa delimpeza é realizada pela ação combinada de ventiladores e peneiras, enquanto a moagem pode ser efetuada em moinhos de pedras ou de rolos.
Os conhecimentos das propriedades dos sólidos particulados são vitais para o estudo de muitas operações unitárias tais como, moagem, peneiramento, fluidização, secagem etc. De um modo geral as propriedades se dividem em duas categorias: as que só dependem danatureza das partículas e as que se associam com todo o sistema. Assim, o primeiro tipo esta relacionada à forma, a dureza, a densidade, o calor específico e a condutividade das partículas, a segunda categoria esta relacionada à densidade aparente, a área específica, a permeabilidade e o ângulo de repouso.
Este trabalho apresenta uma análise granulométrica da farinha de milho da marca Novo MilhoSão Braz, bem como os cálculos de algumas propriedades desse sólido como densidade aparente, densidade absoluta e peso específico.

2. OBJETIVO


A primeira parte deste relatório tem o objetivo de realizar uma análise granulométrica no peneiramento de uma farinha de milho da marca Novo Milho São Braz.
A segunda parte tem o objetivo de determinar a densidade absoluta, densidadeaparente e peso específico do sólido, no nosso caso, os flocos de milho.


3.EMBASAMENTO TEÓRICO



O método mais prático para se separar frações com partículas uniformes consiste em passar o material através de uma série de peneiras com malhas progressivamente menores, cada uma das quais retém uma parte da amostra. Esta operação é conhecida como análise granulométrica e é aplicável apartículas de diâmetros compreendidos entre 40 μ e 7 cm. A análise granulométrica é realizada com peneiras padronizadas quanto à abertura das malhas e à espessura dos fios de que são feitas. Há diversas séries de peneiras, sendo as mais importantes as do British of Standard (BS), do Institute of Mining and Metallurgy (IMM), do National Bureau of Standards e a série Tyler, que é a mais comumente...
tracking img