Relatorio do livro pinoquio as avessas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexão sobre o livro: “Pinóquio às avessas”.

O livro “Pinóquio às avessas” começa com uma explicação do autor sobre o motivo que o levou a escrever tal história, diz que depois de adulto começoua questionar alguns contos de fada, entre eles o do Pinóquio que nos dá a impressão de que as crianças nascem de pau e só depois de irem para a escola se tornam cidadãos com conhecimento e conteúdo.No livro ele conta a história de um garotinho que desde pequeno escuta seus pais dizerem que quando ele chegar à escola ele aprendera tudo que deve saber, o garoto sonha com a escola e imagina que ládeve ser um lugar maravilhoso, pois é lá que ele irá descobrir tudo o que tem vontade, inclusive sobre pássaros que é o que ele ama. Chegando à escola o menino descobre que não é nada daquilo que eleimaginava, pois lá só se devem aprender coisas que estão no “planejamento” porque é aquilo que ele vai precisar saber para o futuro dele cujo objetivo é passar no vestibular e se tornar umprofissional. Com o passar do tempo o garoto se acostuma com a ideia e passa a seguir o padrão que a escola estabelece saber o que ele precisa pra passar no vestibular, o garoto passa no vestibular se torna bemsucedido, mas no fim das contas todo aquele sonho que o garoto tinha não passa de apenas sonhos.
O avesso da história do Pinóquio ocorre porque o menino da história nasce de carne e osso e apósviver a experiência de ir a escola vai se tornando um menino de pau. Isso ocorre porque a instituição tenta enquadrar todas as crianças a um sistema cheio de regras na qual elas são obrigadas a estudar oque lhes é proposto, não levando em conta as aptidões e características pessoais e muito menos a criatividade. As crianças estão presas a uma grade curricular que segundo as escolas é importante paraque elas passem no vestibular.
Fazendo uma analise deste livro podemos perceber que ele retrata como é abordado o ensino de algumas escolas, um ensino que priva a capacidade individual e criativa...
tracking img