Relatorio de e. digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Italo Rodrigues Marangon


















RELATÓRIO DE
PRINCIPIOS DE ELETRÔNICA DIGITAL:
PRÁTICA 7 – REGISTRADORES E CONTADORES



















UFOP– CAMPUS JOÃO MONLEVADE
JOÃO MONLEVADE
2011
SUMÁRIO



1 RESUMO........................................................................................................... 03
2INTRODUÇÃO................................................................................................. 03
3 DESENVOLVIMENTO................................................................................... 04
4 CONCLUSÃO................................................................................................... 11
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................... 11RESUMO

Utilizando os conceitos teóricos sobre Flip-Flops, descreveremos os passos da implementação de circuitos registradores e contadores. Apresentando os resultados e observações de cada circuito.


INTRODUÇÃO

Um flip-flop pode armazenar durante o período em que sua entrada clock for igual a 0, um bitapenas (saída Q). Porém, se necessitarmos guardar uma informação de mais de um bit, o flip-flop irá tornar-se insuficiente. Para isso utilizamo-nos de um sistema denominado Registrador de deslocamento.
Trata-se de certo número de flip-flops tipo JK mestre-escravo ligado de tal forma que as saídas de cada bloco sejam aplicadas nas entradas J e K respectivas do flip-flop seguinte, sendo oprimeiro, com suas entradas ligadas na forma de um flip-flop tipo D.
As principais funções de um registrador são: armazenar um valor binário qualquer; conversão de dados paralelo-serial ou serial-paralelo ou o deslocamento de uma palavra binária.

Contadores


Contadores são circuitos digitais que variam os seus estados, sob o comando de um clock, de acordo com uma sequênciapredeterminada. São utilizados principalmente para contagens diversas, divisão de frequência, medição de frequência e tempo, geração de formas de onda e conversão de analógico para digital. São divididos em duas categorias assíncronos e síncronos:
Contadores assincronos são caracterizados por seus flip-flops funcionarem de maneira assíncrona (sem sincronismo), não tendo entradas clock emcomum. Neste tipo de circuito, as entradas de clock se fazem apenas no primeiro flip-flop, sendo as outras derivadas das saídas dos blocos anteriores.
Contadores sincronos estes contadores possuem entradas clock curto-circuitadas, ou seja, o clock entra em todos os flip-flops simultaneamente, fazendo todos atuarem de forma sincronizada.
Para que haja mudanças de estado, devemos estudar ocomportamento das entradas J e K dos vários flip-flops, para que tenhamos nas saídas, as sequências desejadas.







DESENVOLVIMENTO


▪ Materiais


• Osciloscópio
• Multímetro
• Módulo de treinamento em eletrônica analógica/digital da Minipa
• Placa de treinamento M-1113 (Flip-Flops)
• Cabos de Conexão


▪ Procedimento Experimental


•Utilizando o módulo de treinamento em eletrônica, começamos a montagem dos circuitos, utilizando a placa com Flip-Flops. Foram montados 5 circuitos: 2 registradores, 1 contador assíncrono, 2 contadores síncronos. Para todos os circuitos seguimos alguns passos padrões como: conectar os cabos de alimentação +5V nos FF’s, conectar os cabos referentes a suas chaves nas respectivas portas lógicas eflip-flops e ligando o display de 7 segmentos ou LED do módulo a fim de verificação do funcionamento do circuito.





































Montamos o circuito (Figura 1) no módulo e aplicamos pulsos de clock na entrada CLK. Observando o deslocamento dos bits através dos LEDs, que acenderam um de cada vez, depois apagaram, e voltaram acender...
tracking img