Tabaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundaria da Amadora

Tabaco

Professora: Isabel Miffon

Trabalho realizado por: Diogo Gonçalves nº
Rafael Pereira nº 22
Tiago Ribeiro nº 23

Introdução

Este trabalho de pesquisa será realizado no âmbito da disciplina de educação física sob a tutela da professora Isabel Miffon, servindo comoobjecto de avaliação da disciplina.
O tema que escolhemos mutuamente para abordar neste trabalho foi O TABACO, pois o tabagismo é, infelizmente, uma realidade muito próxima de todos nós, apesar dos seus malefícios e consequências serem altamente divulgados, portanto abordaremos este tema com o objetivo de aprofundar ainda mais os nossos conhecimentos acerca do tabaco de modo a sensibilizarmo-nos eobter conhecimento para sensibilizar-mos aqueles que nos são próximos e que estão ou podem ir por um mau caminho.
O tabaco é a maior causa de morte evitável na nossa sociedade e o maior problema da saúde pública do nosso tempo. É o que defende C. EverettKoop, cirurgião geral. Se é uma causa de morte evitável, porque é que a taxa ainda é tao elevada? Quais são realmente os malefícios do tabaco? Quaisos componentes que fazem parte de um cigarro? Estas são algumas perguntas que nos colocámos e que pretendemos ver resolvidas para isso iremos explorar alguns aspetos sobre o tabaco.
Para compreendermos melhor esta temática iremos primeiro que tudo explorar o passado e descobrir a história do tabaco e a sua origem. Depois iremos falar da planta em si, para após falarmos dos seus malefícios e oubenefícios, mais especificamente dos malefícios que o cigarro e os diversos componentes sem ser o próprio tabaco que o constitui, apresentam. Para concluirmos faremos uma pesquisa estatística para sabermos ao certo quanta pessoas é que fumam ou fumaram no país, para termos uma melhor noção da dimensão que o tabagismo tem no nosso país.

O que é?

O tabaco vem da planta Nicotiana Tabacum e é umasubstância estimulante. Pode ser encontrado em forma de charuto, cigarro (com ou sem filtro), cachimbo, rapé e tabaco de mascar. O tabaco é principalmente fumado, mas pode também ser inalado ou mastigado. Para além destas funcionalidades o tabaco também é medicinal sob várias formas uma das quais a forma de pesticida.

A combustão do tabaco produz inúmeras substâncias como gases e vapores, quepassam para os pulmões através do fumo, sendo algumas absorvidas pela corrente sanguínea. Estas substâncias são:

Nicotina: A nicotina é o alcalóide da planta do tabaco. Quando chega ao Sistema Nervoso Central, actua como um agonista do receptor nicotínico da acetilcolina. Possui propriedades de reforço positivo e viciantes devido à activação da via dopaminérgica mesolímbica. Aumenta também asconcentrações da adrenalina, noradrenalina, vasopresina, beta endorfinas, ACTH e cortisol, que parecem influir nos seus efeitos estimulantes.

Substâncias irritantes (como a acroleína, os fenóis, o peróxido de nitrogénio, o ácido cianídrico, o amoníaco, etc.): provocam a contracção bronquial, a estimulação das glândulas secretoras da mucosa e da tosse e a alteração dos mecanismos de defesa dopulmão.

Alcatrão e outros agentes cancerígenos (como o alfa benzopireno): contribuem para as neoplasias associadas ao tabaco.

Monóxido de carbono: provocam a diminuição da capacidade de transporte de oxigénio por parte dos glóbulos vermelhos.

Fig.1- Charuto. Fig.2-Cachimbo.
Planta do tabacoExistem muitas espécies da planta do tabaco. Sendo mais explorada a planta Nicotiana Tabacum, que é utilizada para produzir os famosos cigarros e charutos.

Esta planta pode ser plantada em casa, sendo mais aconselhável a sua plantação nos meses de Maio e Junho. Hoje em dia, é bastante fácil plantar tabaco, sendo apenas preciso 35 a 40 sementes para um ano com a companhia deste produto. Os...
tracking img