Relatorio de visita ao ipt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório: Visita técnica ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT


São Paulo, 2012

RESUMO
Este relatório tem por finalidade a apresentação dos conhecimentos obtidos na visita ao IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. O que diz respeito a isso são as experiências descritas neste trabalho por meio de testes, apresentações e explicações mostradas por profissionais habilitados nasáreas de engenharia, física e demais ciências exatas sobre os quais fomos instruídos de forma clara e objetiva. A explicação sobre resistência de certos materiais em relação a fenômenos naturais como luminosidade, umidade, e principalmente ventos, assim como acústica e térmica, foram demonstradas com ênfase para nos mostrar sua importância, para fins de causa e efeito.

SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO............................................................................................... 5 2 OBJETIVO DA VISITA................................................................................... 6 2.1 OBJETIVO DE CADA LABORATÓRIO....................................................6 2.1.1 LCSC – LABORATÓRIO COMPORTAMENTO DE SISTEMASCONSTRUTIVOS...............................................................................................6 2.1.2 CÂMARA REVERBERANTE.................................................................6 2.1.3 LABORATORIO DE MEDIÇOES AMBIENTAIS...................................7 2.1.4 LABORATORIO DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL...............7 3 DESENVOLVIMENTO ECONOMICO/CIENTIFICO.......................................7 4CONCLUSÃO.................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO
A visita ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas proporcionou a todos seus visitantes uma explicação melhor do que é passado em sala de aula. Por meio de explicações e demonstrações cada representante de laboratório deu uma explanação precisa de cada material utilizado dando ênfase na utilização específica em cadaambiente, assim como a finalidade dos testes e ensaios lá realizados. A todo o momento estivemos acompanhados e nos foi explicado de forma oral/experimental a função de cada material e qual sua finalidade na hora de se fazer um ensaio, e também sua importância numa certa etapa do processo ou nele todo.

2 OBJETIVO DA VISITA
O objetivo inicial da visita foi o de nos aprofundarmos ainda mais nosconhecimentos técnico-científicos de nossa área de atuação profissional. Aprender sobre acústica, térmica, resistência de materiais, efeitos naturais e qualidades do concreto em sala de aula é importante, mas termos a experiência única de presenciarmos na pratica a real situação, com certeza nos deixa muito mais adentro e preparado tanto para situações que enfrentaremos no dia-a-dia como para omercado de trabalho.

2.1 O OBJETIVO DE CADA LABORATÓRIO
2.1.1LCSC – LABORATÓRIO COMPORTAMENTO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS
Este laboratório tem por principio o ensaio de materiais usados na parte externa de uma edificação, como portas, janelas, telhas, etc. Os testes aqui realizados são de grande importância, uma vez que se é necessário saber a resistência de uma porta se a mesma forçada em casode um arrombamento, ou até mesmo o vidro de uma janela exposto a calor e chuva contínuos, onde se é necessário saber qual sua resistência quando é aquecido e resfriado muito rapidamente. Por exemplo, para o teste de uma porta, é feito com que a mesma seja fixada simulando essa como se estivesse em uma parede, após isso, há certo tipo de corpo que é lançada contra a porta. Isso é feito para medirsua resistência e dureza caso seja exercida uma força nela. Além de portas, também há testes em cimento em relação à luminosidade, simulando um dia de verão em São Paulo. Uma parede fica exposta durante um período grande de tempo a uma luz de forte incidência, após, o tempo estipulado, são analisados os resultados, como rachaduras e pequenas fragmentações que possam ter ocorrido no material ao...
tracking img