Sistema aeroportuario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modal de transporte aéreo
O Transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros . O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentarpassageiros ou mercadorias comurgências na entrega ou de alto valor agregado.
O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido e seguro e são menores os custoscom seguro, estocagem e embalagem, além de ser mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem descompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível e animaes.
• Vantagens - é o transporte mais rápido e não necessita de embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso).
• Desvantagens - Menor capacidade de carga, valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
Otransporte aéreo brasileiro conta com um total de 67 aeroportos operados pela Empresa Brasileira de Infraestru¬tura Aeroportuária – Infraero, que realizam vôos comerciais regulares, nacionais e internacionais, totalizando 128 milhões de passageiros transportados em 2009.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT (2010), o modal aéreo participa da matriz de transporte de carga com0,4% do total, com a operação de 32 aeroportos que possuem terminais de processamento de cargas aéreas. Em 2009, o setor transportou aproximadamente 1,1 milhão de toneladas de carga aérea em vôos nacionais e internacionais.
http://cleitonlog.blogspot.com.br/2011/04/o-transporte-aereo-e-o-movimento-de.html




Carga aérea: rapidez no transporte e altos custos operacionais

A participação domodal aéreo no mercado de movimentação de cargas varia apenas entre 1% e 2% no Brasil. No entanto, o transporte de mercadorias por meio de aviões é um grande trunfo em termos de rapidez. Essa modalidade de transporte é um elemento essencial da logística para os embarques just in time, já que o transporte marítimo, embora menos custoso, é muito mais demorado.

De acordo com Norberto Jochmann,diretor-presidente da ABSA Cargo – empresa líder no mercado brasileiro de carga aérea -, devido aos altos custos operacionais da movimentação de carga via aviões, as empresas que optam pelo mercado de carga área são, em esmagadora maioria, aquelas que lidam com produtos manufaturados de alto valor agregado. Dessa forma, considerando o valor total de mercadorias movimentadas, a participação do modalaéreo cresce para 25%, tendo grande importância nos ramos de prestação de serviços e logística.

Para os próximos anos, a previsão é de expansão no mercado de carga aérea no Brasil e no resto do planeta: o setor deve manter um crescimento acima de 6% ao ano nos próximos 20 anos. O volume de carga pela via aérea deve triplicar e a frota mundial de aeronaves cargueiras tende a dobrar de tamanho.O diretor-presidente da ABSA Cargo concedeu entrevista exclusiva ao site PortoGente para detalhar o crescimento do transporte de cargas por meio de aviões. Ele ainda falou sobre a relação quase inexistente do modal aéreo com os demais modais, ao contrário do que acontece no meio marítimo, e sobre as principais especificidades dos aviões destinados a esse tipo de serviço.


PortoGente -Quais as principais particularidades da movimentação de cargas por meio de aviões? Há como traçar um paralelo com o transporte marítimo?
Norberto Jochmann - O principal diferencial da carga aérea em comparação com outros modais de transporte está em sua rapidez. Por exigir um tempo de transporte mais exíguo, o tipo de embalagem para a remessa é mais frágil e simples e também envolve prêmios deseguroconsideravelmente mais baixos. A carga aérea é um elemento ideal da logística de transporte para os embarques sob a modalidade do just in timede produtos manufaturados de alto valor agregado, contribuindo assim para a redução de estoques e, ao mesmo tempo, para aceleração do desembolso do capital empatado nos bens transportados. No entanto, devido aos custos operacionais mais altos que incidem...
tracking img