Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
O presente trabalho visa relatar os diferentes tipos de reações químicas, identifica-las, classificá-las e equacioná-las.
Introdução
Reações químicas são processos através dos quais substâncias são transformadas em outras através do rearranjo de seus átomos.
O estado inicial é representado pelos reagentes e o final pelos produtos. A representação gráfica de uma reação através dasfórmulas das substâncias participantes é chamada de equação química.
Quando materiais com determinada afinidade química entram em contato é provável que ocorra uma reação. Algumas acontecem somente sob determinadas circunstâncias (aquecimento, presença ou ausência de luz ou eletricidade etc.) algumas são acompanhadas de indicações externas (mudança de cor, desprendimento de gás, formação dediferentes tipos de precipitado, calor ou luz, cheiro, aquecimento ou resfriamento etc.).
Quando misturamos reagentes e eles não sofrem reação químicas, obtemos apenas uma mistura, que é a reunião de várias substâncias sem que haja nenhuma mudança em seu aspecto inicial (em sua natureza íntima).
Uma reação química pode ser representada por meio de uma equação química geral ou quando envolver íonsatravés de uma equação iônica. Um aspecto importante é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da mesma, logo toda equação química deve ser balanceada. Por isso que estudos experimentais levaram os cientistas a concluir que as reações químicas devem obedecer a certas leis: as ponderais que tratam das relações entre asmassas de reagentes e produtos que participam de uma reação e as volumétricas que tratam das relações entre volumes de gases que reagem e são formados numa reação.
As reações podem ser classificadas de várias formas. Abaixo identificamos as principais:
1. Reação de Síntese ou Adição:
É aquela em que duas substâncias reagem originando um único produto.
A + B   → C
Exemplo: Reação de formaçãodo dióxido de carbono (gás carbônico), a partir de dois reagentes, o carbono e o gás oxigênio.
C + O2  → CO2

2. Reação de decomposição:
É o inverso da de Síntese, uma única substância origina duas ou mais.
A   → B + C
Exemplo: Nos airbags acionados, ocorre a rápida decomposição de um composto de sódio (NaN3(s)), produzindo gás nitrogênio e sódio.
2 NaN3 (s) → 2 N2 (g)   +   2 Na(s)

3.Reações de dupla troca:
Duas substâncias compostas reagem originando outras duas.
AB +XY  → AY + XB
Exemplo: Reação entre sulfato de cobre e hidróxido de sódio resultando em precipitado azul de hidróxido de cobre.
CuSO4 + 2NaOH → Na2SO4 + Cu(OH)2

4. Reações de simples troca:
Uma substância composta reage com uma simples e geram outras duas substâncias compostas e simples.
A +XY  → AY +X
Exemplo: Reação de ácido clorídrico com zinco liberando gás hidrogênio (efervescência).
Zn + 2HCl → ZnCl2 + H2
 
5.    Reações de Oxirredução:
São as que envolvem perda (oxidação) ou ganho (redução) de elétrons.
Exemplo: Na fotossíntese, reação realizada pelas plantas clorofiladas, as moléculas de clorofila utilizam energia solar para produzir gás oxigênio.
6 H2O + 6 CO2 → 6 O2 +  C6H12O6Nesta reação o oxigênio sofreu uma oxidação, pois seu Nox (número de oxidação – carga elétrica das espécies químicas) aumentou, ou seja, ele perdeu elétrons. Já o hidrogênio reduziu, ou seja, ele ganhou elétrons.
 
6. Reações com Óxidos:
Óxidos são compostos binários, isto é, formados por dois elementos, sendo que o oxigênio é o mais eletronegativo entre eles.
* Óxido básico + Ácido →Sal + H2O: O óxido básico apresenta caráter iônico, em que o metal terá geralmente carga +1 e +2. Ao reagir com a água, origina bases. E ao reagir com ácidos, origina sal e água.
Exemplos:
Na2O + H2O → 2NaOH
Na2O + 2HNO3 →2NaNO3 + H2O
* Óxido ácido + Base → sal + H2O: O óxido ácido apresenta caráter covalente, e geralmente é formado por ametais. Ao reagir com a água, origina ácidos. E ao...
tracking img