Teorias pra que

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não há dúvida que teoria e prática sempre andam juntas, mesmo quando não se tem clareza sobre quais teorias influenciam a prática.. Mas reconhecemos também a importância da reflexão dos professores sobre as teorias já produzidas no campo da Psicologia e da Educação.
“A formação psicológica dos professores não pode ficar limitada aos livros. Deve ter uma referência perpétua nas experiênciaspedagógicas que eles próprios possam pessoalmente realizar.” (Wallon, 1975:366)

Não há dúvida que teoria e prática sempre andam juntas, mesmo quando não se tem clareza sobre quais teorias influenciam a prática.. Mas reconhecemos também a importância da reflexão dos professores sobre as teorias já produzidas no campo da Psicologia e da Educação.
“A formação psicológica dos professores não pode ficarlimitada aos livros. Deve ter uma referência perpétua nas experiências pedagógicas que eles próprios possam pessoalmente realizar.” (Wallon, 1975:366)

Teoria é algo que se aprendeu e não se vivenciou, é conhecimento que se adquire pelo saber do outro, o que revela a dicotomia teoria-prática.
A função específica do professor, sobre a qual ele tem controle direto, é a condução do processoensino-aprendizagem. E a condução desse processo através de propostas pedagógicas pode ser enriquecida por conhecimentos derivados de teorias de desenvolvimento, de aprendizagem, de ensino. Além de conhecer essas teorias como abstrações discursivas, a questão nodal do ensino é como fazer com que seus conceitos, princípios, tendências se transforme em comportamentos, e esta é inclusive uma forma detestá-los. Isto vai exigir tanto do professor como do aluno uma postura de indagador, de observador, de pesquisador.
É uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo-se de hipóteses necessariamente falseáveis - mas não por isto erradas, dúbias ou tão pouco duvidosas - que foram e são permanentemente e devidamente confrontadas entre si e com os fatos científicos, fatos estes queintegram um conjunto de evidências que, juntamente com as hipóteses, alicerçam o conceito de teoria científica. As hipóteses, em casos específicos, devido à simplicidade e ampla abrangência, podem ser elevadas ao status de leis.
Dinamizar a teoria na prática, como vimos, encontra inúmeras limitações. Apontamos, anteriormente, alguns dos fatores que entravam o processo, em especial, a falta deconhecimento histórico dos conteúdos. Claro é que os problemas não se restringem a isso. No entanto, na realidade em que se encontram, para que possam construir um prática pedagógica significativa, apesar dos problemas históricos e atuais da educação, muitos deles situados fora da sala de aula, mas que têm influências nela.
Tendo pensado no resgate da origem e da significação dos conteúdos, nossasreflexões agora se voltam para uma proposta metodológica capaz de orientar a prática pedagógica do professor, tendo presente a convicção de Lenin de que "o método é a alma da teoria". Os passos metodológicos precisam respeitar a natureza humana; levar à meta, ou seja, ao perfil de aluno a que a Instituição Educativa se propõe; e fundamentar-se nos conhecimentos teóricos disponíveis em relação ao processode ensinar e aprender.
1. “É preciso entender que nenhuma teoria isoladamente poderá responder a todas as questões que se coloca no interior da sala de aula.”
"Não há conhecimento sem conhecimento do conhecimento" (Morin)
A referência dos teóricos, somada às nossas vivências profissionais na educação, indicam que nada acontece por acaso, e que para algo ser significativo no presente, épreciso conhecer sua  origem, sua história, o contexto em que surgiu. Vejam que não estamos usando o termo "aplicar algo no presente", mas sim "significar". Para nós, há uma diferença: nem tudo é possível  aplicar; mas tudo é possível significar. É importante a pergunta: Essa teoria surgiu para compreender que tipo de situação, ou para resolver que tipo de problema?
Nossas reflexões voltam-se...
tracking img